Política

Ministério Público pede suspensão da licitação de serviços de limpeza em Vila Velha

Ministério Público de Contas do Espírito Santo fez representação em que aponta diversas irregularidades na licitação da Prefeitura de Vila Velha

Caso Tribunal de Contas aceite representação do MPC, licitação para serviços de limpeza em Vila Velha será suspensa Foto: Divulgação

Uma representação do Ministério Público de Contas desta quarta-feira (22) pede ao Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES) a suspensão imediata da licitação da Prefeitura de Vila Velha que prevê a contratação de prestadora de serviços de limpeza pública e implantação e manutenção de áreas verdes no município. O valor estimado da contratação é de R$ 312,2 milhões.

O MPC-ES aponta que foram encontradas diversas irregularidades no certame, como cláusula no edital que esmiuça o sigilo dos participantes, restringe e frustra o caráter competitivo da licitação; vinculação de objetos distintos; indícios de direcionamento e exigências de atestados para itens irrelevantes.

Segundo a representação, que deve ser apreciada somente a partir da próxima terça-feira (27), com o sorteio de um relator no TCE-ES, a junção irregular de dois objetos distintos na licitação (limpeza pública e implantação e manutenção de áreas verdes) contraria a Lei de Licitações.

“A par do enorme quantitativo de empresas que podem prestar os serviços de modo isolado ou individualizado – até porque a complexidade demanda a especialização do objeto, dado os serviços serem prestados a um município – no edital em andamento somente um único licitante conseguirá essa proeza de assumir dois objetos tão distintos, cumprindo as cláusulas editalícias. Tanto que só uma empresa encontra-se habilitada para tal fim”, diz parte da ação.

Na visão do MPC, as características do serviço de limpeza pública, considerado essencial, deixam clara a impossibilidade de se agregar esse serviço ao de manutenção de áreas verdes. Também cita que o próprio TCE-ES determina que os itens de limpeza pública, transbordo e destinação final sejam licitados de forma desvinculada.

A Prefeitura de Vila Velha informou, por meio de nota, que o ponto questionado pelo procurador do Ministério Público de Contas já foi analisado e julgado pelo Tribunal de Contas, resultando em decisão favorável para o município de Vila Velha por meio de um acórdão, cujo MPC também se fez presente.

Pontos moeda