Política

Rui Falcão: Rio vive crise política, financeira e moral

Redação Folha Vitória

Rio - O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o Rio de Janeiro está "envergonhado e falido", em referência ao decreto de calamidade pública feito pelo governador em exercício, Francisco Dornelles (PP-RJ) na última semana. Em ato que lançou a pré-candidatura da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), o presidente do PT destacou a "aliança histórica" com o partido comunista e disse que o apoio a uma chapa majoritária do aliado "deveria ter vindo antes".

"O Rio de Janeiro vive uma crise política, financeira e moral na segurança, na saúde e na administração do dinheiro público", afirmou o presidente do partido. Segundo ele, a administração do PMDB deixou o Estado "envergonhado e falido". "A população não merece estar com a administração atual e toda nossa militância estará junta com você", completou.

Apesar das críticas de Falcão, o PT integrava aliança com o PMDB, que governa o Estado e o município do Rio há mais de oito anos, até abril. O rompimento ocorreu após o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Falcão ainda defendeu a aliança para a campanha da deputada Jandira Feghali. Segundo ele, o apoio do PT a uma candidatura majoritária do PCdoB deveria "ter vindo antes". Falcão também defendeu uma "frente ampla" contra o governo provisório de Michel Temer (PMDB-RJ).

"(A campanha) é a confirmação de aliança histórica entre dois partidos que deram vida e luta em defesa da democracia no Brasil. Estamos empenhados numa ampla frente democrática contra o golpe do presidente usurpador. Termos aliança histórica. Esse partido (PCdoB) deu apoio e sustentação a todas as campanhas do presidente Lula e da presidente Dilma, que queremos trazer de volta com a derrota do golpe", afirmou Rui Falcão.

Pontos moeda