Política

Video mostra Eduardo Suplicy sendo carregado pela polícia durante confronto. Assista

No vídeo publicado nas redes sociais, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) aparece sendo carregado por policiais até uma viatura, onde foi colocado

Suplicy sendo carregado por policiais Foto: Reprodução

Eduardo Suplicy (PT), ex-senador e candidato a vereador em São Paulo, foi detido na manhã desta segunda-feira, 25, durante reintegração de posse na zona oeste da capital, por desobediência e obstrução à Justiça, segundo o capitão Eliel Pontirolli, da Polícia Militar. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Suplicy aparece sendo carregado por policiais até uma viatura, onde foi colocado.

A PM cumpre desde às 5 horas reintegração de posse de um terreno ocupado por cerca de 350 famílias há pelo menos três anos na Cidade Educandário, na região da Rodovia Raposo Tavares.

Suplicy foi levado para o 75º Distrito Policial (Jardim Arpoador). Um ônibus foi incendiado por volta das 6 horas pelos manifestantes. O coletivo havia sido colocado pelos moradores para impedir a reintegração de posse. Com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar, eles atearam fogo no coletivo da linha 748R-10 Jardim João XXIII/Metrô Barra Funda. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), o ônibus já foi retirado do local.

Confira o vídeo!

De acordo com a prefeitura, a reintegração de posse é uma determinação judicial e os moradores foram avisados previamente sobre a desocupação. "Uma equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) está no local para encaminhar as pessoas que tiverem interesse para os serviços da rede socioassistencial. As famílias interessadas nos serviços, como a inclusão no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e encaminhamentos para Centros de Acolhida, também podem procurar espontaneamente o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Butantã. na Avenida Junta Mizumoto, 591."

Houve confronto e troca de tiros entre moradores que protestavam contra a ação e policiais militares. Segundo os moradores, o confronto começou porque uma criança que morava no bairro foi atingida por uma bomba de gás lacrimogêneo, o que causou revolta. Alguns moradores revidaram, queimaram pedaços de madeira e atiraram contra os agentes. Um PM que estava de colete foi atingido.

Pontos moeda