Política

Biografia e propostas de governo na estreia do horário eleitoral na Grande Vitória

A maioria dos candidatos a prefeito de Vitória e Vila Velha vão destinar seus programas para se apresentarem como candidatos aos eleitores.

O Horário eleitoral começa nesta sexta-feira Foto: Divulgação

A sexta-feira (26) será marcada como o primeiro dia de propaganda política no rádio e na TV, que ao todo irá durar 35 dias - dez a menos do que as eleições municipais anteriores. A maioria dos candidatos a prefeito de Vitória e Vila Velha vai destinar seus programas para se apresentarem como candidatos aos eleitores.

Em Vitória, a coordenação de campanha do candidato à reeleição Luciano Rezende (PPS) informou, por meio de nota, que vai utilizar o espaço de 2min e 26seg para mostrar o seu programa de governo elaborado para o segundo mandato. O programa de Amaro Neto (SD), por sua vez, irá tentar mostrar nos 2min e 35seg como pensa e como se apresenta o candidato, em sua versão de cidadão, que nasceu em Vitória e vive no bairro Bento Ferreira.

André Moreira (PSOL), que só possui 17seg de programa afirmou que apesar de conseguir dar recado em pouco tempo, ele está bastante curto. "Vamos ancorar vídeos na internet nos programas de TV para que possamos debater diretamente com o eleitor. Nosso ponto central de campanha sera a poluição na capital e ao todo serão apresentados 50 problemas que irão desmistificar essa 'Vitória maravilhosa'", adiantou.

A equipe de Lelo Coimbra (PMDB), ao qual serão destinados 3min e 14seg, disse que os programas do peemedebista irão mostrar sua história de vida e a experiência política. Lelo se apresenta com o candidato que quer unir a cidade e planejar o futuro com a participação de todos os moradores.

No caso de Perly Cirpriano (PT), que terá 1min e 25seg de rádio e TV, haverá um foco em sua história de vida - com longa trajetória em prol dos Direitos Humanos - e na "luta pela democracia". Nesse viés, Perly deve taxar como "golpe" o impeachment da presidente da República afastada, Dilma Rousseff (PT).

Vila Velha

Na cidade canela-verde, três candidatos devem ficar de fora do primeiro dia de programa na TV e no rádio. O material de Alan Cláudio Melo (PRTB), que tem 9seg, apresentou problemas no formato e não será transmitido, apenas na segunda-feira (29). O candidato terá o slogan "Passando Vila Velha a limpo".

A gravação do de Vasco Alves (PPL), que tem 1min e 20seg, está atrasada e ainda não há data definida para ir ao ar. Já Liu Katrini (PSOL), que tem 14seg de programa, depende de uma empresa de fora para realizar os serviços de audiodescrição e closed caption. "O programa está pronto. Eu me apresento , cito meu número e também a questão de renovação", disse a candidata.

Segundo a equipe de campanha do candidato à reeleição Rodney Miranda, que terá 2min e 31seg, os programas do demista apresentam as realizações do seu governo. “Ao longo dos programas, o eleitor vai conhecer ainda mais as nossas realizações em Vila Velha. Também vou apresentar as propostas para vencermos os desafios ainda postos a cidade”, explicou Rodney.

No programa de Max Filho (PSDB), de 1min e 44seg, o candidato estará em um estúdio fazendo uma conversa com os eleitores, pontuando os motivos que o fizeram ser candidato e alegando que o momento pede seriedade e trabalho. Rafael Favatto (PEN) irá se apresentar em 1min e 48seg e dizer porque quer ser prefeito. Já Neucimar Fraga (SD) deve dispensar apresentações pessoais e usar os 2min e 11seg para mostrar a "cidade que quer reencontrar", explicou sua equipe em tom de mistério.

Pontos moeda