Política

Lula diz à BBC que tem esperança e vê gesto histórico de Dilma na ida ao Senado

O ex-presidente disse ainda que Dilma "demorou ou não percebeu que estava entrando menos dinheiro" no caixa do Tesouro Nacional e afirmou que não tem medo de ser preso

Redação Folha Vitória
Lula afirmou ter esperança de que a presidente conseguirá voltos para evitar o afastamento definitivo Foto: Agência Brasil

Londres - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter esperança de que a presidente afastada Dilma Rousseff conseguirá votos suficientes para evitar o afastamento definitivo no Senado. "Se a Dilma não conseguir convencer 28 senadores, ela vai estar fazendo um gesto histórico neste País", disse, referindo-se à ida da presidente afastada ao Senado para se defender no processo de impeachment.

O ex-presidente disse ainda que Dilma "demorou ou não percebeu que estava entrando menos dinheiro" no caixa do Tesouro Nacional e afirmou que não tem medo de ser preso. Lula concedeu entrevista a um dos mais prestigiosos telejornais da TV britânica, o Newsnight, transmitido pela BBC2.

"Eu estou torcendo para dia 29 o Congresso não afastar a Dilma. Eu tenho esperança. Eu sou um homem de muita esperança. Vai ser um momento importante, um momento histórico porque a presidenta vai ao Senado se expor. Ela corajosamente vai se colocar diante de seus acusadores para que o Judas Iscariotes possa acusá-la na frente dela", disse Lula à emissora britânica.

O ex-presidente exaltou que Dilma tem coragem de se expor diante de 81 senadores e olhar olho no olho para se defender. "A História não julga na mesma semana. Às vezes, a História demora séculos para julgar e eu trabalho com isso. A História não termina dia 29. Ela começa dia 29", disse.

Economia

Sobre a deterioração da situação econômica, Lula disse que as contas públicas pioraram a partir de 2014 porque "a presidenta se deu conta de que o Orçamento tinha diminuído porque ela fez R$ 500 bilhões de desoneração". "De repente, a presidenta demorou ou não percebeu que estava entrando menos dinheiro no caixa e ela foi obrigada a fazer uma proposta de ajuste", disse. A proposta de ajuste foi encaminhada à Câmara.

 

"Ao invés do presidente da Câmara (na época, Eduardo Cunha) colocar em votação, ele começou a apresentar pautas aumentando cada vez mais o gasto, contrário àquilo que a presidente deveria fazer", disse o ex-presidente. "Foi se perdendo a confiança. Os empresários não investiam, o Estado perdeu capacidade de investimento e nós chegamos a isso."

Lava Jato

Questionado sobre a possibilidade de as investigações da Lava Jato culminarem em um pedido de prisão, Lula disse que "não tem medo de ser preso". "Tenho a consciência de que eles não têm acusação e da minha inocência. Vamos aguardar com a maior tranquilidade possível. Eu não sou o primeiro ser humano a ser vítima de um processo de calúnia e não serei o último", disse o ex-presidente da República.

Pontos moeda