Política

Ministério Público quer multar prefeito de Pedro Canário por promoção pessoal

De acordo com a ação, tanto o site da prefeitura como a página no Facebook do órgão veicularam um texto que promoveu o prefeito Antônio Fiorot

Fiorot é alvo de ação do MPES por improbidade administrativa Foto: Divulgação

O prefeito de Pedro Canário, Antônio Fiorot (PSB), é alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) por ter sua imagem associada a um ato institucional, o que caracteriza improbidade administrativa. 

De acordo com a ação, tanto o site da prefeitura como a página no Facebook do órgão veicularam um texto que destacou a autorização de Fiorot a um repasse de R$ 100 mil para o transporte de 160 universitários. O texto também era acompanhado por uma foto do chefe do Executivo, configurando, na visão do MPES, promoção pessoal.

O órgão pede que o prefeito tenha os bens bloqueados, no valor de cinco vezes a sua remuneração; pague uma multa de R$ 20 mil por dano moral coletivo e perca os direitos políticos, o que o tornaria inelegível por um período de três a cinco anos. As medidas só terão validade caso a Justiça aceite a denúncia.

Além de Antônio Fiorot, o Ministério Público Estadual também requereu a condenação do secretário municipal de Cultura, Comunicação e Turismo de Pedro Canário, que teria sido o responsável por veicular as informações no site oficial e nas redes sociais.

A reportagem tentou entrar em contato com o prefeito por telefone, mas ele não foi encontrado.

Pontos moeda