Política

Presidente da Anatel, João Rezende renuncia e Juarez Quadros deve assumir cargo

Rezende havia sido nomeado conselheiro da Anatel em maio de 2009 e foi reconduzido em dezembro de 2013. Seu mandato se encerraria apenas no final de 2018

Redação Folha Vitória
Rezende alegou motivações pessoais para deixar o posto Foto: Divulgação

Brasília - O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, renunciou ao seu mandato. Em sua carta ao presidente em exercício, Michel Temer, e ao ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, ele alegou razões de ordem de pessoal para deixar o cargo. Seu último dia na Anatel será 26 de agosto.

Rezende havia sido nomeado conselheiro da Anatel em maio de 2009 e foi reconduzido em dezembro de 2013. Seu mandato se encerraria em novembro de 2018. Como presidente, a função se encerraria em dezembro deste ano.

Rezende era um nome ligado ao ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, de quem foi chefe de gabinete durante sua gestão à frente do Ministério do Planejamento. Também foi presidente da Sercomtel, operadora de telefonia que atua em Londrina (PR).

De acordo com o Ministério das Comunicações, o ex-ministro Juarez Quadros aceitou o convite para assumir o lugar de Rezende na Anatel. Seu nome deve ser encaminhado para apreciação do Senado nos próximos dias.

Quadros foi ministro das Comunicações durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entre 2002 e 2003. Nos últimos anos, tem atuado como consultor no setor privado.

Pontos moeda