Política

Instalação de grades na Terceira Ponte volta à pauta da Assembleia Legislativa

O modelo das barreiras deverá ser de difícil escalada e devidamente aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e pelo Corpo de Bombeiros

Deputado quer instalar barreiras de pelo menos 3 metros de altura na Terceira Ponte Foto: Divulgação/Assembleia

O Projeto de Lei que pretende obrigar a instalação de grades ou telas de proteção na Terceira Ponte voltará à ordem do dia da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) nesta segunda-feira (19).

Apresentado pelo deputado Euclério Sampaio (PDT), o PL 250/2016 tem o objetivo de evitar casos de suicídio na via por meio da instalação de, ao menos, 3 metros de altura de telas ou grades. 

"A urgente necessidade da adoção de providências pela administração pública se deve ao constante número de suicídios ao longo dos anos, que mesmo não sendo noticiado pela mídia, tem sido amplamente divulgado através das redes sociais e outros meios de comunicação", justifica o parlamentar no PL.

"A matéria se torna viável e eficiente quando propõe limitar o acesso fácil às formas fáceis de tirar a vida, e não há questão mais importante que a preservação da vida humana", continua.

O modelo das barreiras deverá ser de difícil escalada e devidamente aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (CREA-ES) e pelo Corpo de Bombeiros. 

Caso a lei seja aprovada, a concessionária RodoSol terá 180 dias para se adequar à nova legislação. Em caso de não cumprimento, a multa diária estipulada é de R$ 30 mil. 

Setembro Amarelo

Em todo o mês de setembro é realizada a campanha Setembro Amarelo, que visa a conscientização da população sobre a importância da prevenção ao suicídio. 

Ela acontece no Brasil desde 2014 e foi iniciada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

A escolha pelo mês de setembro para realizar essa campanha deve-se ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que acontece no dia 10. Saiba mais!

Pontos moeda