Política

Propina em obras da Cesan será investigada pela Polícia Federal

A portaria que dá abertura ao inquérito foi baixada nesta terça-feira pelo delegado de Polícia Federal no Paraná, Filipe Hille Pace, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato

Polícia Federal vai investigar obras listadas pela Odebrecht Foto: Divulgação/PF

As obras de esgotamento sanitário da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) integram a lista dos serviços prestados pela construtora Odebrecht que serão investigados pela Polícia Federal por conta de suspeitas de pagamento da propina. 

A portaria que dá abertura ao inquérito foi baixada nesta terça-feira (28) pelo delegado de Polícia Federal no Paraná, Filipe Hille Pace, integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato.

De acordo com o documento o inquérito foi instaurado para amparar as medidas de polícia judiciária decorrentes da deflagração da 35ª fase da Lava Jato, batizada de Omertà, que apura a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva, quadrilha, lavagem de capitais e de fraude a licitações, uma vez que foram identificados diversos beneficiários de recursos ilícitos disponibilizados pela Odebrecht. 

Segundo os documentos obtidos pela Lava Jato, a lista com os nomes das empresas e instituições, na qual está incluída a Cesan, foi apreendida no computador de uma funcionária da construtora, que posteriormente aceitou fazer acordo de delação premiada. Além do Espírito Santo, obras serão investigadas também em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Ceará e Piauí. 

Por meio da Omertà, foram presos Antônio Palocci, ex-ministro da Casa Civil no governo Dilma, o ex-secretário da Casa Civil, Juscelino Antônio Dourado e Branislav Kontic, que foi assessor de campanha de Palocci em 2006. No Espírito foi levado coercitivamente (à força) para depor o economista Gradiston Coelho da Silva.

Pontos moeda