Política

Vereador e ex-vice-prefeito são denunciados pelo Ministério Público em Ibatiba por corrupção

De acordo com as investigações do MPES, ‘Beto da Saúde’ se aproveitava do cargo efetivo que exercia na secretaria do município para captar votos em troca de consultas e exames

Além do vereador e candidato à reeleição, o PM de Ibatiba também denunciou o vice-prefeito de Venda Nova Foto: ​Reprodução

A Promotoria de Justiça de Ibatiba denunciou o vereador e candidato à reeleição, Carlos Alberto dos Santos, conhecido como “Beto da Saúde”, por corrupção, associação criminosa, peculato e corrupção eleitoral visando a compra de votos. A denúncia inclui o ex-vice-prefeito de Venda Nova do Imigrante, Orlando Filetti Filho, e outros três acusados. 

Durante a investigação, foi autorizada pela Justiça a prisão preventiva de ‘Beto da Saúde’ e a condução coercitiva dos outros envolvidos. Segundo o MPES, ficou comprovado que ‘Beto da Saúde’, beneficiado pelo cargo efetivo que ocupa na Secretaria de Saúde de Ibatiba, faz o agendamento de consultas, exames, encaminhamento de pacientes para cirurgias, internações, como forma de captar votos ilicitamente. 

A conduta criminosa se intensifica no período eleitoral, como comprovaram interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça durante a apuração. Já o ex-vice-prefeito de Venda Nova foi acusado de associação criminosa, usurpação de função pública e corrupção eleitoral. As investigações do MP apontam que ele atendia os pacientes enviados por ‘Beto da Saúde’ em sua clínica particular e no Pronto Atendimento de Ibatiba.

Na denúncia do MPES foi constatada a utilização da máquina pública de forma sistemática, com foco na Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba, para que ‘Beto da Saúde’ e os demais denunciados obtivessem vantagens ilícitas, favorecimento pessoal, além da prática de captação ilícita de sufrágio. O MPES solicitou a condenação dos denunciados pelos respectivos crimes cometidos.

A reportagem do Folha Vitória tentou entrar em contato com o vereador na Câmara, mas a informação repassada é de que ele estava de licença. Na prefeitura, a informação é de que ele não trabalha mais na Secretaria de Saúde. O ex-vice prefeito foi procurado, mas ele não foi encontrado para falar sobre o assunto. 

Pontos moeda