Política

2º turno: 1,1 milhão de eleitores capixabas voltam às urnas em 4 cidades do Espírito Santo

Juntos, os quatro maiores municípios da Grande Vitória reúnem 1,1 milhão de eleitores capixabas, o que equivale a 41% do total, segundo dados divulgados pelo TSE

Mais de 40% dos eleitores do ES voltam às urnas neste dia 30 de outubro Foto: Agência Brasil

Quase metade dos 2,7 milhões eleitores do Espírito Santo deverá voltar às urnas eletrônicas neste domingo (30) para votar nos candidatos a prefeito de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica. Juntos, esses municípios da Grande Vitória reúnem 1,1 milhão de eleitores capixabas, o que equivale a 41% do total, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vila Velha é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo, com 316,6 mil eleitores, seguido por Serra, com 308,1 mil. Em terceiro aparece Cariacica, com 255.4 mil eleitores e em quarto a capital do Estado, com 232,8 mil eleitores.

Concorrem em Vitória Luciano Rezende (PPS) e Amaro Neto (SD); em Vila Velha Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD); em Serra Sergio Vidigal (PDT) e Audifax Barcelos (REDE) e em Cariacica Marcelo Santos (PMDB) e Juninho (PPS).

Brasil

Além de Vitória, outras 17 capitias no país terão segundo turno. São elas: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), Fortaleza (CE), São Luís (MA), Macapá (AP), Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO).

Já Vila Velha, Serra e Cariacica fazem parte de uma lista de 37 cidades brasileiras (excluindo a capitais) que sediarão a segunda fase das eleições municipais. Sãos os casos de Canoas (RS), Joinville (SC), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Juiz de Fora (MG), Bauru (SP), Olinda (PE) e Vitória da Conquista (BA).

Para ser elegível ao segundo turno, o candidato mais votado em um município tem de ter menos de 51% do total dos votos válidos - a chamada maioria absoluta. Além disso, o outro critério para a realização do segundo turno é o número mínimo de eleitores: 200 mil. 

Pontos moeda