Política

"Ninguém ia me assaltar ali não", diz deputado Marcelo Santos após ter carro alvejado

Marcelo Santos, candidato a prefeito de Cariacica, cumpria agenda no município quando o carro em que ele e o segurança estavam foi atingido por tiros no bairro Pedro Fontes

Marcelo Santos relata a jornalistas o atentado que sofreu em Cariacica Foto: TV Vitória

Weverton Campos (Redação Folha Vitória)

O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB), que concorre à Prefeitura Municipal de Cariacica com o prefeito Juninho (PPS), disse não acreditar que tenha sido vítima de uma tentativa de assalto. O carro em que o parlamentar estava foi atingido por tiros por volta das 21h30 desta terça-feira (18) no bairro Pedro Fontes, quando se dirigia para um compromisso de campanha em Porto de Cariacica.

Além dele, estava no carro o seu segurança, que integra a assessoria militar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). "Não posso afirmar nem acusar ninguém, mas ninguém ia me assaltar ali não", disse a jornalistas durante uma coletiva de imprensa concedida na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde prestou depoimento e o veículo ficou à disposição da perícia.

"Como é que alguém vai fazer isso [assalto] comigo num lugar daquele? A Polícia tem que falar. Tem que apurar isso aí.  A gente não pode ficar com essa política em Cariacica que matou gente não. Não sei o que vou fazer da minha vida. Você tomar tiro no carro? Um político em exercício do mandato?", questionou.

Foto: Reprodução

Ao ser perguntado sobre crime eleitoral, o parlamentar disse que não quer acusar ninguém, mas enfatizou que cobrará apuração da polícia. "É de tirar o pé do chão. Em pleno final de eleição, você disputando uma eleição, acontecer um negócio desse é loucura".

Na ocasião, Marcelo revelou que já vinha sofrendo ameaças, mas que não tinha tornado o fato público. "Tem um procedimento de investigação na Polícia Civil e na Polícia Federal. Tá lá. A Ales encaminhou isso para lá". 

Foto: Reprodução

O deputado estadual disse que, passada a situação de gravidade, ligou para a família e para um amigo policial. "Você fica fora do chão. Você não sabe o que fazer. Primeira preocupação que eu tive é com minha casa, minha mulher, meu filho. Liguei para a minha casa e para um amigo policial para poder ir trancar as portas. Enfim, um desespero geral", contou.

Marcelo Santos afirmou também que não percebeu, logo de início, a ação do atirador. "Estava indo para uma terceira agenda noturna. E aí meu motorista disse 'abaixa a cabeça' e só ouvi tiro, e perguntando o que houve, e ele acelerando, naturalmente correndo. Depois ele também deu um disparo porque não sabíamos se havia algum tipo de perseguição e nos dirigimos ao 6º Batalhão do município de Serra".

O caso

Segundo o segurança e motorista do deputado, ele percebeu que uma moto estava seguindo o veículo quando passavam por uma estrada de terra no bairro Pedro Fontes, em Cariacica. Ao perceber que a moto tentava ultrapassar o carro, o segurança fechou o motociclista, que depois foi para o lado do carona - no caso, do candidato a prefeito.

Foto: Reprodução

Neste momento, um dos homens sacou a arma. Ao perceber o risco, o segurança pediu para Marcelo Santos, que estava usando o celular, abaixar a cabeça e arrancou. Foi quando aconteceram os disparos contra o veículo, que seguiu em direção ao 6º Batalhão de Polícia Militar pela Rodovia do Contorno.

Ainda não se sabe quantos disparos foram feitos contra o carro em que estava Marcelo Santos, mas o veículo será submetido à perícia. Já o deputado estadual prestou depoimento, após registrar o crime na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

À reportagem da TV Vitória, disse que não acredita que tenha sido vítima de assalto. Isso porque, segundo ele, a moto não seguiu o carro após um dos suspeitos efetuar os disparos.

Foto: Reprodução

O peemedebista havia acabado de participar de uma reunião com profissionais de enfermagem de Cariacica, junto ao vereador Messias Donato (PTdoB), que preside a Comissão de Saúde da Câmara Municipal.

Debate de Cariacica

Está marcado para esta quarta-feira (19), às 19h15, o debate com os candidatos a prefeito de Cariacica. O debate  é transmitido pelo Folha Vitória, pela TV Vitória e também pelo Facebook do jornal online. A rodada dos confrontos de propostas foi aberta nesta terça-feira pelos candidatos a prefeito da Serra. 

Pontos moeda