Política

Prefeitos eleitos revelam prioridades da nova gestão e mudanças na equipe

Terminadas as eleições municipais, os prefeitos eleitos em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica começam a definir seu planejamento para o novo mandato

Juninho foi reeleito em Cariacica com 91.631 votos Foto: Reprodução Facebook

Terminadas as eleições municipais, os prefeitos eleitos em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica começam a definir seu planejamento para o novo mandato, o que pode incluir também mudanças no secretariado.

O prefeito reeleito de Vitória, Luciano Rezende, afirmou em uma entrevista que irá cuidar primeiro das contas da Prefeitura, tendo em vista que a capital capixaba perdeu muitos recursos oriundos do Fundo de Atividade Portuária (Fundap).

Em conversa com o apresentador Eduardo Santos, do programa ES No Ar, Luciano afirmou que uma de suas prioridades é melhorar o transporte coletivo, integrando as linhas municipais às linhas de transporte metropolitano (Transcol), ampliar o programa Bike Vitória e também informatizar os semáforos. Questionado sobre trocas em sua equipe, Rezende respondeu que a mudanças são feitas o tempo todo, sempre que é necessário melhorar a prestação de serviços para a população de Vitória.

O deputado federal Max Filho (PSDB), eleito prefeito de Vila Velha, disse numa coletiva de imprensa concedida na tarde desta segunda-feira (31) que irá aguardar os dados da equipe de transição para só depois avaliar quais serão as ações tomadas logo no início do seu mandato. Max Filho também relatou que ainda não pensou em nomes para compor o novo secretario, mas que há ótimos quadros técnicos disponíveis. O parlamentar prometeu potencializar a atenção para a área social, recuperar bons projetos para saúde, educação e melhorar a gestão na cidade, além de abrir abrigos para a população em situação de rua, como forma de prevenir a dependência de crack.

Juninho (PPS), prefeito reeleito em Cariacica, conversou com a reportagem no fim da tarde desta segunda-feira e afirmou que fazia, naquele momento, sua primeira reunião do secretariado. Ele revelou que a prefeitura buscou a parceria de uma assessoria que irá fazer um diagnóstico de seu primeiro mandato e depois dar "um norte" para melhorar a eficiência da máquina pública na cidade até dezembro.  "A gente vai ver onde temos os gargalos, o que temos de fazer para melhorar", comentou o prefeito.

Perguntado sobre mudanças no secretariado, Juninho foi enfático. "Com certeza". Segundo ele, o próprio estudo encomendado servirá para dar um panorama para a condução do novo planejamento estratégico de Cariacica. O prefeito ainda afirmou que não deve fazer novas extinções ou fusões de secretarias, tendo em vista que essa decisão já foi tomada no atual mandato. Atualmente ele trabalharia com a adequação administrativa, que envolve a mudança em alguns programas e gerências. 

Já o prefeito reeleito na Serra, Audifax Barcelos (REDE), pensa em priorizar a Saúde em seu novo mandato. Segundo o redista, ele pretende melhorar o atendimento e buscar formas tanto para agilizar como para eliminar as filas de espera. Barcelos ainda disse que não barganhou cargos no momento de formação de alianças no segundo turno e que o que vai apontar a necessidade de mudar o secretariado ou cortar cargos são os resultados. 

"A pauta é programática, em cima de resultado. Fazendo e pensando o melhor para a cidade", afirmou Audifax Barcelos que prometeu não aumentar impostos e falou em promover Justiça social, por meio da distribuição de renda e aumento da qualidade de vida dos serranos.

Pontos moeda