Política

Bancada capixaba pede a Temer ferrovia, privatização da BR-262 e verba para saúde e educação

Os seis pedidos feitos pelos parlamentares do Espírito Santo ao presidente da República dizem respeito às áreas de saúde, educação e infraestrutura

Nove parlamentares do Espírito Santo se reuniram com Temer na manhã desta quarta-feira  Foto: ​Marcos Corrêa/PR

A bancada capixaba no Congresso Nacional se reuniu na manhã desta quarta-feira (16) com o presidente Michel Temer (PMDB) para debater algumas pautas das áreas de saúde, infraestrutura e educação.

Estiveram presentes os deputados federais Evair de Melo (PV), Jorge Silva (PHS), Max Filho (PSDB), Marcus Vicente (PP), Lelo Coimbra (PMDB), Carlos Manato (SD) e Sergio Vidigal (PDT) e os senadores Rose de Freitas (PMDB) e Ricardo Ferraço (PSDB).

Na área da Saúde, foi pedida a complementação de R$ 66 milhões para custear 50% do repasse à manutenção dos hospitais estaduais Jayme dos Santos Neves, São Lucas e Central, todos administrados por organizações sociais.

Segundo Marcus Vicente, coordenador da bancada, também foi solicitada ao presidente a inclusão de cinco hospitais do Espírito Santo no plano de expansão da radioterapia no país, administrado pelo Ministério da Saúde, tendo em vista que nenhuma instituição do Espírito Santo foi contemplada.

"Em infraestrutura, nós pedimos a inclusão da BR-262 no próximo lote de concessões. Outra pauta foi a reinclusão do Espírito Santo na discussão da construção da Ferrovia EF 118, que é a ferrovia Rio-Vitória", comentou o parlamentar, que acrescentou também o retorno da obra da BR-342, que liga Sooretama (ES) a Carinhanha (BA), passando por Minas Gerais. "É uma rodovia que está parada há 12 anos por recomendação do Tribunal de Contas, mas está na fase de refazer novo edital. Estamos pedindo a inclusão da BR nas obras a serem recomeçadas pelo governo e a aceleração desse novo edital", disse.

Por fim, em educação, foram solicitadas ampliação e adequação de dez campis do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), além de aquisição de materiais e equipamentos. "Ainda temos obras complementares a fazer. Enumeramos essas obras nesses prédios para ele [Temer] pedir prioridade", relatou Marcus Vicente.

Na opinião do progressista, o presidente foi solícito às demandas da bancada capixaba. "Ele foi muito solícito. Abordamos seis assuntos separadamente afinados com a bancada. Agora ele vai encaminhá-los pedindo providências rápidas".

Marcus Vicente e os demais parlamentares também estão otimistas depois da agenda oficial. "Evidentemente já existe uma determinação do governo neste sentido de botar o país para voltar a crescer. O que o Espírito Santo está fazendo é colocando nessa agenda Brasil as nossas prioridades", finalizou.

Vidigal reforçou pedido de aeroporto na Serra

O deputado federal Sergio Vidigal aproveitou a agenda com o presidente para pedir celeridade na implantação do aeroporto de cargas da Serra para melhorar a logística do Estado. Segundo estudos preliminares, a região mais propensa a receber o terminal é o bairro Planalto de Nova Almeida.

“Relembrei ao presidente que grande parte do que é produzido no Espírito Santo, como o café e o mamão papaya, não é exportado pelos nossos portos e aeroportos por falta de infraestrutura. O aeroporto de cargas ajudaria a melhorar nossa distribuição logística, tornando o Estado mais competitivo”, afirmou.

Pontos moeda