Política

"Não tenho prazer em assumir o município", diz novo prefeito de Itapemirim

"Para falar a verdade não tenho prazer em assumir o município hoje. Em 2012 a gente tinha plano de governo e queríamos ganhar as eleições para colocá-lo em prática", declarou Estevão Machado

Estevão Machado durante campanha de 2012 Foto: Reprodução Facebook

Após a cassação do diploma do prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva (PROS), o vereador eleito de Itapemirim, Estevão da Silva Machado (PMDB), disse que não tem prazer em assumir o município, no Sul do Espírito Santo. Ele aguarda notificação da Justiça e da Câmara Municipal, responsável pela posse do chefe do Executivo.

Em decisão publicada no Diário da Justiça Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE/ES) nesta quarta-feira (1º), os membros do órgão colegiado atestaram conformidade com a sessão do último dia 28 de novembro, quando o TRE-ES cassou, por quatro votos a dois, o diploma de Luciano Paiva e da vice Viviane Peçanha (PSD) por abuso de poder econômico cometido nas eleições de 2012.

Com a cassação, o desembargador Sérgio Luiz Gama, presidente do TRE-ES, determinou a convocação de Estevão, segundo colocado à época. Todavia, apesar de afirmar à reportagem que o processo movido pelo DEM em 2012 era aguardado há anos, Machado disse que a decisão foi tomada em uma época inapropriada.

"Hoje já é dia 1. É algo meio inusitado [essa decisão], uma coisa meio estranha, algo que a gente não esperava mais. Para falar a verdade não tenho prazer em assumir o município hoje. Em 2012 a gente tinha plano de governo e queríamos ganhar as eleições para colocá-lo em prática, mas isso não foi possível. Agora o tempo é muito curto", declarou Estevão, que obteve à época 10.227 votos (apenas 130 votos a menos do que o eleito Luciano Paiva).

Machado não garantiu que irá assumir o posto. "Só vou assumir em respeito aos eleitores que votaram em mim em 2012. Em respeito a eles posso até assumir ainda. Mas se continuar nesse enrolo e ainda levar tempo não tenho interesse em entrar", emendou Estevão, que foi eleito vereador para o quadriênio 2017-2020 por 761 votos, sendo o terceiro mais votado. 

Segundo ele o máximo que poderá fazer, caso assuma, é manter os serviços básicos nas áreas de saúde, educação e limpeza urbana. "Mais do que isso não posso fazer porque o exercício financeiro termina no dia 15. Não tem tempo hábil para nada. Ainda teria de me esforçar ao máximo para tentar não interferir no andamento do município e não atrapalhar em nada", finalizou.

Luciano Paiva pode voltar em janeiro

Como a decisão do TRE-ES é referente às eleições de 2012, quando Luciano Paiva foi alvo de denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral no Espírito Santo (PRE/ES) após Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação de Estevão Machado (PMDB/DEM/PV/PSD/PHS), e as últimas eleições municipais resultaram na reeleição do peemedebista, com 15.941 votos (67,88% do total), Paiva pode retornar ao cargo em 1º de janeiro de 2017.

Para que isso não aconteça, seria preciso que o Ministério Público ou algum partido ou coligação peça a impugnação de candidatura do prefeito reeleito à Justiça Eleitoral, que pode ou não acatar o pedido. 

Entretanto, segundo Ricardo Cordeiro, presidente do diretório municipal do DEM de Itapemirim, o partido não tem posição formada. "Vamos discutir junto ao diretório e à liderança do partido para nos posicionarmos no momento adequado", garantiu.

Pontos moeda