Política

PF investiga candidato a vereador suspeito de oferecer desconto em CNH em troca de votos na Serra

A Polícia Federal informou que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão para arrecadar documentos que comprovem a concessão das vantagens

As CNHs eram trocadas por votos Foto: Assessoria de Comunicação/ Detran|ES

Um candidato a vereador na Serra é investigado pela Polícia Federal por crime de Corrupção Eleitoral. Uma operação, intitulada “Volante”, foi deflagrada madrugada desta quarta-feira (7) para combater o crime, que teria acontecido nas eleições deste ano.

De acordo com a PF, o candidato é proprietário de um Centro de Formação de Condutores. Ele teria oferecido desconto para eleitores para expedição de Carteira de Habilitação em troca de votos.

A polícia informou que foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no município da Serra, cujo objetivo era arrecadar documentos que comprovem a concessão das vantagens aos eleitores durante a campanha eleitoral e demonstre que o candidato se utilizou, de fato, da sua condição de proprietário de centro de condutores para angariar votos.

Segundo a PF, o material apreendido será analisado e, caso necessário, submetido à realização de perícia. Os investigados, uma vez comprovado o fato, responderão pelo crime do art.299 do Código Eleitoral, cuja pena é a reclusão de até quatro anos mais pagamento de multa.

Por meio de nota, o vereador eleito para atuar no município da Serra em 2017, Roberto Catirica (PHS), informou que está ciente da operação da Polícia Federal e colabora com a investigação. O mesmo disse que já disponibilizou toda a documentação solicitada e está à disposição para qualquer tipo de esclarecimento. Reiterou que durante o período eleitoral cumpriu com todas as regras impostas pela Justiça e que nunca usou de má fé para favorecimento próprio.

Ainda através da assessoria, ele disse que desde que entrou para o ramo de autoescola, há cerca de 18 anos, pratica descontos à pessoas que não tem condição financeira de pagar a habilitação, além de credenciar a unidade da Serra ao programa CHN social. O vereador lembrou que descontos e flexibilidade na forma de pagamento são ações comuns no mercado das autoescolas, principalmente no bairro de Laranjeiras, por conta do grande número de unidades existentes, o que foi intensificado com as dificuldades da crise econômica.

Por fim, o vereador destacou que todas as medidas judiciais, por parte dele, também estão sendo tomadas para esclarecer os fatos e prestar contas à comunidade serrana.

Pontos moeda