Política

Vereador preso por suspeita de tráfico de drogas toma posse no Sul do Estado

Juberto Antônio de Azevedo, conhecido como Betim do Cici Madalena, foi preso no dia 16 de novembro do ano passado no interior de Divino São Lourenço

Vereador ainda algemado Foto: Divulgação

O agricultor Juberto Antônio de Azevedo (PRB), eleito com o maior número de votos para vereador de Ibitirama, no Sul do Espírito Santo, tomou posse no início da tarde desta segunda-feira (16), no gabinete do presidente da Câmara Municipal, Zé Tavares (PMDB).

Juberto, conhecido como Betim do Cici Madalena, foi preso no dia 16 de novembro do ano passado no interior de Divino São Lourenço por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas.

Para a juíza Valquiria Tavares Mattos, responsável pela 2ª Vara de Guaçuí e pela autorização de posse do vereador eleito, prevê a Constituição Federal que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória". 

Vereador exibe diploma Foto: Divulgação

"Importante ressaltar que, por não ter sido condenado definitivamente ainda, o denunciado mantém incólumes os direitos que não sejam incompatíveis com a restrição da liberdade, frisa-se inclusive seus direitos políticos", ressaltou a magistrada na decisão. 

A juíza autorizou a saída de Juberto mediante escolta e, para evitar exposição do denunciado, autorizou o vereador a permanecer sem algemas durante a solenidade e sem o uso do uniforma prisional.

"Ele já voltou para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro, onde vai aguardar o trâmite do processo. Provavelmente a marcação de uma audiência ou uma decisão de liberdade provisória", afirmou o advogado Cássio Leandro Fauches de Souza.

Homenagem

Foto: Divulgação

Amigos, eleitores e familiares de Juberto fizeram questão de comparecer à Câmara Municipal para prestar homenagem ao vereador empossado. Aglomerados, eles ostentaram faixas e cartazes.

"Amigo, tudo que você desejar ao vereador Betim Deus te dará em dobro", dizia uma das faixas. 

Pontos moeda