Política

Em agenda com ministro de Minas e Energia, Hartung volta a defender reabertura da Samarco

Para o governador, a retomada da Samarco é uma ação estratégica para auxiliar a recuperação do crescimento econômico do Estado e do país.

Reunião entre o governador e o ministro de Minas e Energia Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O governador Paulo Hartung, em agenda nesta terça-feira (14) com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, voltou a defender a reabertura da Samarco. O ministro estava no Estado para inaugurar uma fábrica de superfície de quartzo em São Domingos do Norte, Noroeste capixaba.

"A Samarco é uma empresa de impacto econômico nacional. Estamos defendendo a volta do funcionamento da empresa, mas com absoluta segurança. É isso que estamos construindo", defendeu o governador, que reforçou que a retomada da Samarco é uma ação estratégica para auxiliar a recuperação do crescimento econômico do Estado e do país.

Em reunião realizada entre Paulo Hartung e o presidente da Vale, Murilo Ferreira, no último mês de dezembro foi anunciado que a Samarco pode voltar a funcionar no segundo semestre deste ano. A Vale é uma das controladoras da mineradora, juntamente com a BHP Billiton.

Outros assuntos da agenda de Hartung com o ministro foram os investimentos para construção de linhões de energia no Estado e a 14ª Rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que inclui exploração em blocos capixabas. 

No último mês de setembro, o presidente Michel Temer anunciou um pacote de privatizações e concessões que incluiu três rodadas de leilões de petróleo e gás, sendo que duas áreas estão no Espírito Santo. 

As licitações em questão são a 4ª rodada de campos marginais e a 14ª rodada de blocos sob o regime de concessão, ambas abrangendo campos na Bacia do Espírito Santo, e a 2ª rodada do pré-sal sob o regime da partilha, que abarca áreas nas bacias de Campos e Santos. 

Já sobre os linhões de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai realizar em abril e julho leilões para a construção de novas linhas de transmissão e subestações de energia no país e o Espírito Santo será um dos contemplados pelo certame. 

No Estado, são sete empreendimentos previstos, que juntos devem criar investimentos da ordem de R$ 1 bilhão e gerar de 500 a 1.000 empregos diretos, segundo dados da Agência de Serviços Públicos do Espírito Santo (Aspe).

Pontos moeda