Política

Marcelo Santos ameaça sair do PMDB caso Temer autorize importação de café

Segundo Marcelo Santos, a importação de café verde do Vietnã seria um golpe contra os cafeicultores brasileiros e contra toda a economia capixaba

Deputado ameaça deixar partido de Temer Foto: Divulgação/Assembleia

O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) ameaçou deixar seu partido caso o presidente Michel Temer (PMDB) autorize a importação de café do Vietnã. A declaração foi feita em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (20) da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales)

Como presidente da Câmara de Comércio Exterior (Camex), formada pelos Ministérios da Agricultura; Relações Exteriores; Planejamento; Fazenda; Indústria e Casa Civil, caberá a Temer bancar a indicação favorável à importação expedida pelo ministro da Agricultura Blairo Maggi ou indicar aos ministros que integram a Camex orientação de voto contrário

A decisão final está marcada para a próxima quarta-feira (22). “Espero que ele [Temer] tenha sensibilidade de defender os produtores brasileiros e, sobretudo, capixabas. Caso contrário, será difícil minha permanência no PMDB. Terei de deixar o partido se nosso principal representante nacional não estiver ao lado do Estado”, ameaçou o parlamentar.

Segundo Marcelo Santos, a importação seria um "golpe" contra os cafeicultores brasileiros e contra toda a economia capixaba e que beneficiaria, segundo o peemedebista, apenas poucos e grandes empresários. 

“Já perdemos o Fundap, vivemos o drama causado pela lama de Mariana, sofremos com carência de infraestrutura em nossos portos e terminais, a obra do aeroporto é uma novela que nunca tem fim. E agora mais este golpe? Justamente no momento em que os produtores se preparavam para se recuperar da pior seca dos últimos 80 anos no Estado, já amargam prejuízos somente com a possibilidade de importação do café”, destacou.

O Espírito Santo é o maior produtor de conilon do País. A atividade cafeeira capixaba é responsável por 35% do PIB (Produto Interno Bruto) Agrícola do Estado e gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos. 

Ferraço anuncia medidas para barrar importação 

O senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) protocolou nesta segunda-feira (20) um Projeto de Decreto Legislativo (PDS) para sustar autorização dada pelo Ministério da Agricultura à importação de café verde do Vietnã. 

Caso seja aprovado pelo plenário da Casa, o documento anula de imediato a Instrução Normativa que aprovou os requisitos fitossanitários para empresas brasileiras importarem até um milhão de toneladas de grãos de fevereiro a maio, com corte do imposto de importação de 10% para 2%.

“O Ministério da Agricultura, em lugar de defender o agricultor, professa a sua covardia ao autorizar a importação de café. Vamos lutar para barrar essa brutalidade contra quem bota a mão na terra para gerar riqueza com trabalho honesto”, afirmou o senador.

Pontos moeda