Política

Nas redes sociais, solidariedade e politização nos comentários sobre Dona Marisa

Entre as mensagens mais polêmicas, houve quem comemorasse ou escrevesse coisas como "aqui se faz, aqui se paga" ou insinuasse interesses políticos na morte

Redação Folha Vitória
A ex-primeira dama sofreu um AVC Foto: Reprodução Instituto Lula

São Paulo - Quando a notícia de que o ex-presidente Lula e sua família teriam autorizado o procedimento de doação de órgãos após constatação da morte cerebral da ex-primeira dama Marisa Letícia, as redes sociais, as reações variaram entre a solidariedade à família e homenagens - a maioria - e a politização do tema.

Entre as mensagens mais polêmicas, houve quem comemorasse ou escrevesse coisas como "aqui se faz, aqui se paga" ou insinuasse interesses políticos na morte da ex-primeira-dama. Um meme, compartilhado à exaustão pelas redes, acusava Lula de "capitalizar com a tragédia". Uma celebridade da televisão e que ano passado participou de diversas manifestação contra o governo Dilma chegou a xingar o ex-presidente.

Também não faltou quem tenha acusado o juiz Sérgio Moro de ser o responsável pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) de Marisa Letícia. Em sua conta de Twitter, o Frei Leonardo Boff escreveu: "Sérgio Moro, ‘evangélico piedoso’, deveria ir à igreja pedir perdão a Deus pelos excessos cometidos contra a Marisa e a família Lula da Silva".

Deputados e políticos ligados ao PT também fizeram críticas parecidas. Nas áreas de comentários de algumas páginas do Facebook, internautas brigavam com quem "comemorou" a morte de Marisa ou "com quem culpou Sérgio Moro" pelo falecimento.

Mas as homenagens e a solidariedade também deram o tom da reação virtual. A foto em que o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso abraça o ex-presidente Lula foi bastante difundida e usada como exemplo de solidariedade (Lula fez o mesmo quando Ruth Cardoso faleceu).

Depois de saber sobre a condição de Marisa Letícia, o fotógrafo Bob Wolfenson postou, em seu Instagram, foto da família Lula da Silva, feita em 1978. Depois dela, outras fotos históricas de Marisa e Lula ganharam espaço nas redes.

O cantor Emicida escreveu: #forçalula! (se não conseguir demonstrar o mínimo de compaixão nesse momento e vier falar asneira aqui vai ser excluído e bloqueado mesmo).

Até mesmo a conta oficial no Twitter do Corinthians, time do coração da ex-primeira-dama, publicou uma foto da ex-primeira dama ao lado do jogador Ronaldo. "O Corinthians não seria um dos maiores clubes do mundo sem o apoio das queridas corintianas. E Dona Marisa foi uma delas. Descanse em paz". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda