Política

Brasil pode perder mercado na exportação de carnes, diz ministério após Carne Fraca

Novacki, no entanto, admite que as questões sanitárias levantadas pela Operação Carne Fraca podem ser usadas por países compradores que têm seus próprios interesses comerciais

O Brasil exporta carne para mais de 150 países Foto: ​Divugação

O Ministério da Agricultura informou na última sexta-feira (17) que tem receio da perda de mercados na exportação de carnes após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. A pasta, no entanto, disse que ainda não pode avaliar a extensão das perdas. O Brasil exporta carne para mais de 150 países e a carne de frango e bovina estão entre os dez principais produtos de exportação brasileiros, ao lado da soja, minério de ferro e petróleo. 

"Existe receio de fechamento de mercados, mas estamos conversando [com os principais compradores, Europa, Estados Unidos e China] e atestando nossa fiscalização. Não podemos colocar em dúvida todo o sistema robusto de fiscalização em função de 33 funcionários dentro de um universo de 11 mil servidores", disse o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, em entrevista coletiva, na última sexta (17), em Brasília.

Novacki, no entanto, admite que as questões sanitárias levantadas pela Operação Carne Fraca podem ser usadas por países compradores que têm seus próprios interesses comerciais.  

"Somos grandes 'players' no mercado internacional, nossos produtos chegam com qualidade e bom preço. Isso dá margem a disputas comerciais. Temos dito que nosso sistema é robusto, mas sabemos que uma ação como essa [Operação Carne Fraca] será  usada contra nós", finaliza. 

Com informações do Portal R7. 

Pontos moeda