Política

Prefeitos do ES pedem recursos e obras durante reunião com presidente Temer

Cinco prefeitos apresentaram pauta de demandas municipais, durante a manhã desta quinta-feira (23), no gabinete de Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília

Prefeitos capixabas em reunião com Michel Temer (Foto:  Alan Santos/PR - Divulgação)

Cinco prefeitos de municípios capixabas estiveram reunidos com o presidente da República Michel Temer (PMDB) para apresentar pauta de demandas municipais, durante a manhã desta quinta-feira (23), no gabinete do presidente, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Estiveram na reunião os prefeitos Guerino Zanon (PMDB), de Linhares; Juninho (PPS), de Cariacica; Luciano Salgado-Pingo (PMDB), de Ibatiba; Ângelo Guarconi-Jiló (PMDB), de Mimoso do Sul; além de Sérgio Fonseca (PSD), de Jerônimo Monteiro e do vereador Elias Brito (PMDB), também de Jerônimo Monteiro. O ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) também estiveram presentes.

O encontro aconteceu por intermédio do deputado e líder da maioria na Câmara Lelo Coimbra (PMDB), do mesmo partido do presidente. Os prefeitos entregaram uma pauta reivindicatória e mais municipalista.

No encontro, os prefeitos ainda conversaram sobre a proibição da importação do café e o ressarcimento das perdas causadas pelo fim do FUNDAP. Guerino Zanon pontuou junto ao presidente sobre a importância de o Governo Federal rever a questão do refinanciamento das dívidas dos agricultores, bem como a construção de barragens, como forma de superar a crise hídrica no Estado.

Na pauta também foram debatidos diversos investimentos Espírito Santo, dentre eles na área de infraestrutura com destaque em relação a Duplicação da BR-262 e a Construção da EF-118, mais conhecida como Linha Férrea Litorânea Sul; além outros investimentos nas áreas dos recursos hídricos e da saúde.

Outras pautas apresentadas ao Presidente Michel Temer foram relacionadas a novos aeroportos regionais, expansão do programa Mais Médicos, refinanciamento das dívidas dos produtores rurais, manter proibição da importação do café, financiamento em Saneamento Básico e financiamento para Construção de Reservatórios de Água.

Amunes

Essa segunda reunião de prefeitos capixabas com o presidente deixa clara a divisão de forças no Estado em função da eleição para presidente da Amunes. A eleição, marcada para acontecer na próxima terça-feira (28), coloca frente a frente Gilson Daniel (PV), de Viana, e Guernino Zanon, chefe do executivo de Linhares. 

Gilson, que conta com o apoio da senadora Rose de Freitas (PMDB), esteve em Brasília na terça-feira (21), junto com Audifax Barcelos (Rede), prefeito da Serra e vice-presidente na chapa de Gilson na eleição, e Max Filho (PSDB), chefe do executivo de Vila Velha.

Pontos moeda