Política

Representante do Ministério de Direitos Humanos chega ao Estado para participar de eventos sobre política de igualdade racial

O vice-governador, César Colnago, e a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Valquíria Santos, também estavam presente na reunião

Secretário Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial/SEPPIR, Juvenal Araújo, em agenda no Espírito Santo neste sábado (25). (Foto: Fred Loureiro - Divulgação/Governo)

O Secretário Especial de Promoção das Políticas de Igualdade Racial/SEPPIR, do Ministério dos Direitos Humanos, Juvenal Araújo, chegou ao Estado neste sábado (25) para participar de uma série de eventos sobre a política de igualdade racial.

O primeiro evento com a presença do secretário no Estado foi uma coletiva de imprensa para detalhar as ações de cooperação que serão realizadas junto com o Governo do Estado. O vice-governador, César Colnago, e a gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Valquíria Santos, também estavam presentes.

Segundo Araújo, o Espírito Santo está entre as prioridades da SEPPIR por ser um dos estados no Brasil onde a violência contra jovens e mulheres negras é maior.

“Priorizamos os estados onde há maior vulnerabilidade e crimes contra jovens e mulheres negras. Infelizmente o Espírito Santo ocupa a segunda posição neste ranking, logo após Alagoas. Sabemos que o governo já desenvolve programas nessa área e buscamos incrementar a parceria para a implantação de políticas que minimizem as desigualdades social e racial”, explicou.

Protocolo de Intenções

Para tentar reduzir esses números e a intolerância sofrida por diversas classes na sociedade atual, o secretário afirmou que será assinado um Protocolo de Intenções para a criação de núcleos especializados em crimes de racismo, xenofobia, discriminação racial, homofobia, intolerância religiosa e crimes correlatos.

“Faremos um trabalho conjunto, durante quatro meses, com várias secretarias, órgão de governo e prefeituras, buscando desenvolver programas transversais. O objetivo é propor ações que ajudem a diminuir a intolerância racial e também a religiosa”.

O vice-governador César Colnago ressaltou a importância desses núcleos, principalmente para quem sofre preconceito. “Não é doação, é direito. Temos que buscar a reflexão de toda a sociedade e promover o empoderamento daqueles que sofrem com o preconceito, por meio de inserção cultural e social”, frisou.
Juvenal Araújo passará todo o fim de semana realizando agendas pelo Estado. Ele se reunirá com representantes do Conselho do Negro (Conegro), jovens da periferia de Vitória e visitará à comunidade quilombola Divino Espírito Santo, no município de São Mateus.

Na segunda-feira (27), o secretário e o vice-governador reúnem-se com prefeitos de diversos municípios capixabas, às 9 horas, no Palácio Fonte Grande.

Pontos moeda