Política

Recontagem de votos afasta Gilvado da presidência estadual do PT

Com a mudança, a chapa "Pra voltar a Sonhar", liderada pelo deputado federal Givaldo Vieira, perdeu votos e também o direito de indicar a maioria dos delegados para o congresso estadual

Givaldo Vieira tratou a recontagem de votos como "golpe interno" (Foto: Agência Câmara)

A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) anulou o resultado do Processo de Eleições Diretas (PED) de oito cidades capixabas, mudando significativamente a perspectiva da eleição para o próximo presidente estadual do partido, que acontece no início de maio.

Após irregularidades deflagradas, os votos das cidades de Águia Branca, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Brejetuba, Governador Lindenberg, Ibatiba, Pinheiros e Santa Teresa foram excluídos.

Com a mudança, a chapa "Pra voltar a Sonhar", liderada pelo deputado federal Givaldo Vieira, perdeu votos e também o direito de indicar a maioria dos delegados para o congresso estadual.

A nova contagem beneficiou outras duas chapas, que tem chances de se unir e indicar a maioria dos delegados, podendo assim ter a vantagem na escolha do novo presidente: a "Construindo um Novo Brasil", do deputado estadual Nunes; e a "Alternativa Socialista", do ex-prefeito de Vitória e atual presidente do partido João Coser.

Golpe

Surpreso com a atitude dos adversários, Givaldo chamou de golpe a atitude dos companheiros de sigla e revelou que vai entrar com recurso junto a executiva nacional.

"Eu me surpreendi muito com essa situação, fiquei estarrecido e percebi a atitude de um grupo que para se manter no poder usa de qualquer artifício. Já estamos concluindo a documentação e os recursos e vamos encaminhar tudo para a executiva nacional", frisou.

O outro lado

Aliado de Coser na eleição e membro da chapa "Alternativa Socialista", Eliezer Tavares revelou porque solicitaram a recontagem dos votos. "O PED é um programa de eleição diretas, que tem regras nacionais que todos os filiados do pt tem que seguir. Qualquer alteração, sem exceção, compromete a eleição. Recebemos de uma filiada um documento que ela não votou e tinha uma assinatura na frente do nome dela, em alguns municípios tinha duas listas de votação", explicou.

Ele ainda confirmou que a união das chapas, para benefício mútuo, é algo que deve ocorrer.

"Eu acho que é provável que a gente tenha um candidato único, temos interesse em colocar o nome do João (Coser), mas não é nenhum problema para a nossa chapa ter o nome do Nunes ou outro nome que eles indicarem", finalizou.

Pontos moeda