Política

Três prefeitos capixabas são eleitos para nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos

Luciano Rezende assumirá o cargo de vice-presidente de Relações Internacionais. Juninho será o novo vice-presidente de Políticas Sociais e Gilson Daniel foi eleito o vice-presidente estadual

Eleição da nova chapa da Frente Nacional de Prefeitos aconteceu nesta quarta-feira (26). (Foto: Divulgação)

Três prefeitos da Grande Vitória, Luciano Rezende (PPS), de Vitória; Juninho (PPS), de Cariacica; e Gilson Daniel (PV), de Viana, foram eleitos hoje para a nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade nacional que reúne os prefeitos das 658 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes.

Os três capixabas ocuparão cargos de graus distintos na entidade. Luciano Rezende fará parte da diretoria executiva e assumirá o cargo de vice-presidente de Relações Internacionais. Juninho faz parte dos vice-presidentes temáticos e será o novo responsável pela vice-presidência de Políticas Sociais. Já Gilson Daniel foi eleito o vice-presidente estadual da entidade.

A FNP será dirigida pelo prefeito de Campinas/SP, Jonas Donizette (PSB), pelo próximo biênio, até abril de 2019. Outros prefeitos de cidades importantes do País também foram eleitos: João Doria, de São Paulo; Marcelo Crivella, do Rio de Janeiro; Arthur Neto, de Manaus; e Rafael Greca, de Curitiba fazem parte da diretoria executiva.

O que eles dizem
O Folha Vitória conversou com os três prefeitos capixabas eleitos para a Frente Nacional de Prefeitos para saber um pouco mais desse novo desafio de cada um deles em suas funções.

Vice-presidente de Relações Internacionais, Luciano Rezende, afirmou que a FNP será importante para fazer um intercâmbio de gestão. "Tanto vitória quanto os outros municípios terão oportunidade de aumentar esse intercâmbio também fora do país divulgando ações de destaque".

Um dos focos de Juninho será um projeto que ele já trabalha e acompanha de perto, que começou durante as Olímpiadas, e tem como objetivo "erradicar o trabalho infantil e lutar contra o abuso sexual de menores". Segundo o prefeito, o programa conseguiu mais de 660 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões) em recursos junto a União Europeia para ampliação do projeto, desenvolvido em 19 cidades, sendo 12 novas adesões e sete antigas.

Gilson Daniel, eleito vice-presidente estadual da Frente no Estado, quer usar o cargo para se aproximar e auxiliar os prefeitos capixabas em suas demandas e projetos. "Era uma oportunidade que eu esperava, que eu queria. Sei que posso contribuir com Viana e também com os demais municípios capixabas", frisou.

Pontos moeda