Política

Cem antenas de telefonia móvel serão instaladas no interior do ES

Facilitar a comunicação na área rural é o objetivo do programa Campo Digital, lançado nesta quarta-feira (24) pelo Governo do Estado, no Palácio Anchieta

Lançamento do Programa Campo Digital foi feito nesta quarta-feira (24) (Foto: Fred Loureiro - Divulgação/Governo)

Cem antenas de telefonia móvel instaladas no interior do Espírito Santo com o objetivo de facilitar e aumentar a comunicação em diversas comunidades rurais capixabas.

A instalação faz parte do programa Campo Digital, lançado nesta quarta-feira (24) pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em cerimônia realizada no Palácio Anchieta e que contou com a participação do governador em exercício, César Colnago (PSBD), do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, além de diversas lideranças estaduais e municipais.

“Hoje em dia, celular e internet são ferramentas essenciais de trabalho. A ação de hoje é um passo para o futuro digital que já vivemos, é a conexão do pequeno agricultor com o mundo. Com disposição, compromisso e planejamento é possível melhorar a qualidade de vida dos capixabas e continuar promovendo o desenvolvimento social", afirmou Colnago.

A previsão é que o edital para a contratação da empresa que prestará o serviço seja lançado no segundo semestre e a instalação das torres seja feita entre outubro deste ano e julho do ano que vem, segundo Octaciano.

O valor total do investimento será definido após a licitação para a contratação da empresa responsável por prestar o serviço. Serão priorizados para a instalação dos equipamentos, os locais onde haverá maior número de pessoas beneficiadas.

Dados

O Espírito Santo é formado por uma população rural de aproximadamente 605 mil habitantes, constituída, em sua maioria, por agricultores familiares que têm como fonte de renda os produtos oriundos de um conjunto de atividades agrícolas, dentre outras atividades associadas. Entre 2013 e 2014 foram instaladas 82 antenas de telefonia móvel pelo Estado.

Pontos moeda