Política

Conselheiro do Tribunal de Contas é afastado por corrupção e lavagem de dinheiro

José Antonio Pimentel foi afastado após denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva, participação criminosa e lavagem de dinheiro

Tribunal de Contas Foto: Divulgação

O conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC/ES) José Antonio Almeida Pimentel foi afastado de suas funções após denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva, participação criminosa e lavagem de dinheiro.

A denúncia, acolhida por unanimidade pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi feita pelo vice-procurador-geral da República, José Bonifácio de Andrada e estão relacionadas às investigações feitas na Operação Moeda de Troca, deflagrada em 2010, que apura fraudes em licitações de municípios do Espírito Santo.

Com isso, Pimentel permanecerá afastado até que a Corte Especial aprecie o recebimento da denúncia, ocasião em que também decidirá se mantém ou não o afastamento decretado.

Enquanto aguarda a decisão, o conselheiro está proibido de adentrar no Tribunal, de manter contato com os servidores locais e com os outros três acusados de terem cometido crimes, além de não poder usufruir dos benefícios do TC/ES, como carro oficial, telefone, imóvel, entre outros, com exceção dos serviços médicos.

De acordo com o ministro Luis Felipe Salomão, que acolheu o pedido do vice-procurador, há elementos suficientes que indicam a autoria das condutas imputadas ao conselheiro. “As provas vislumbram a atuação de grupo que atuava de forma sistêmica e continuada, para lesar erário público”, destacou o ministro.

>> Veja o vídeo<<

Pontos moeda