Saúde

Alerta! Calor excessivo ameaça saúde dos idosos

Terceira idade é mais vulnerável ao calor e tem mais chances de desidratarem e desmaiarem

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Dilvulgação
Idosos não devem ser submetidos a áreas quentes e trabalhos pesados 

As altas temperaturas registradas no verão podem trazer complicações à saúde, principalmente à dos idosos. Um estudo recente desenvolvido por especialistas que pesquisam os efeitos das mudanças climáticas revelou que os idosos são mais vulneráveis ao calor excessivo.

Desidratação, insuficiência renal, desmaios e aumento do índice de infecções urinárias são alguns problemas que podem atingir pessoas de idade mais avançada na alta estação.

O médico geriatra, Gustavo Genelhu, explicou que com o envelhecimento, ocorrem mudanças nos mecanismos de autorregulação da temperatura do organismo e na percepção da sede. Ou seja, sentem menos sede.

"A percepção de calor fica alterada. Podem sentir frio mesmo expostos a temperaturas elevadas e, com isso, usam roupas mais grossas, comprometendo a hidratação do organismo. Como ficam mais cobertos, perdem menos calor, bebem menos água e às vezes usam medicações que aumentam a diurese. O resultado final é a desidratação", explicou o especialista.

Genelhu destacou que é importante que o idoso consulte com seu geriatra para receber recomendações individualizadas, que variam de acordo com o quadro de saúde de cada paciente.

"Em regra geral deve-se aumentar a ingesta de água, mesmo sem sentir sede, usar roupas mais leves, evitar exposição ao sol em horários de pico de temperatura", orientou o médico.

Pontos moeda