Jornal Online Folha Vitória
Vitória, 17 de
Outubro de 2017
Compartihe:
Encontre no Folha:  
 
Classificados Geral Polícia Política Economia Vídeos Entretenimento Esportes Social
27/10/2010 às 09h04

Origem dos instrumentos do rock: baixo elétrico


Até os anos 50, o baixo (ou contrabaixo) era aquele trambolho gigantesco de madeira, desajeitado, pesado e com volume bem discreto.

Foi então que um homem deu ao contrabaixo um status até então desconhecido. Leo Fender criou a guitarra baixo elétrica, ou simplesmente baixo elétrico.

Seu desenho era arrojado e totalmente diverso do contrabaixo tradicional, assim como das tentativas fracassadas feitas anteriormente por Ampeg, Gibson, Audiovox e Regal.

O baixo elétrico nasceu pronto, sem que fosse necessária nenhuma evolução, como aconteceria com a guitarra, o órgão, e até mesmo a bateria.

Convidado por Leo Fender a visitar sua fábrica e experimentar o Precision Bass, o baixista William "Monk" Montgomery (irmão do guitarrista virtuose Wes Montgomery) foi um dos primeiros a divulgar o novo instrumento pelos EUA e Europa. E o resto da história a gente já conhece.

Vamos curtir agora as bandas da semana:

The Postal Service

Foto: Divulgação
Histórico –
projeto dos músicos Ben Gibbard (vocalista do Death Cab For Cutie) e Jimmy Tamborello (vocalista do Dntell), The Postal Service é uma banda norte-americana criada em 2001, que faz um eletropop melódico e cheio de charme. O nome se deve ao fato dos seus criadores morarem longe um do outro, e porque trocavam CDs com letras e melodias por meio dos correios. Com apenas um disco de estúdio, The Postal Service convida músicos para completar o grupo na hora de gravar e tocar.

Integrantes – Ben Gibbard (letras e vocais); Jimmy Tamborello (batidas eletrônicas); Jenny Lewis, Jen Wood e Chris Walllas (músicos convidados).

Discografia – Give Up (2003)
Site oficial –www.postalservicemusic.net

Aqui, um pouco de The Postal Service:

Sonata Arctica

Foto: Divulgação
Histórico –
banda formada em 1995 na Finlândia, Sonata Arctica faz um power metal melódico, recheado de teclados e com vocal alto e claro. No início, o grupo se chamava Tricky Beans, depois mudou para Tricky Means e, finalmente, em 1999, adotou o nome Sonata Arctica, que mantém até hoje. A banda tem vários discos gravados e ocupa um espaço de destaque na cena do heavy metal.

Integrantes - Tony Kakko (vocal e teclado); Elias Viljanen (guitarra); Marko Paasikoski (baixo); Henrik Klingenberg  (teclado); Tommy Portimo (bateria).

Discografia – Ecliptica (1999); Sucessor (2000); Silence (2001); Winterheart’s Guild (2003); Reckoning Night (2004); For The Sake Of Revenge (2006); Unia (2007); The Days Of Grays (2009).

Site oficial –www.sonataarctica.info

Veja e ouça agora Sonata Arctica:

Clássico da semana

Esses três noruegueses formaram uma das bandas de maior sucesso dos anos 80, emplacando diversas músicas nas paradas de sucesso e ganhando uma legião de fãs pelo mundo inteiro. Nos anos 90, enfrentaram um período de ostracismo, chegando até mesmo a desfazer a banda. Em 1998, voltaram à ativa. Mas o legado que deixaram para o rock já os imortalizou. Vamos curti-los mais uma vez:

http://www.youtube.com/watch?v=djV11Xbc914



 

Publicado por Folha Vitória 3 Comentários



27/10 - Origem dos instrumentos do rock: baixo elétrico
20/10 - Origem dos instrumentos do rock: bateria
13/10 - Origem dos instrumentos do rock: guitarra elétrica
05/10 - Rock pra inglês ver




 RSS
Cadastrar RSS desta coluna




%midia_super_banner%

4Ps Agência Digital agência digital 2007 - FOLHA VITÓRIA - Todos os direitos reservados - Anuncie - Expediente - Cadastro - Fale Conosco - Política de Privacidade - RSS