Jornal Online Folha Vitória
Vitória, 02 de Setembro de 2010
Encontre no Folha:  
 
Seja bem-vindo!
Todas as novidades sobre tecnologia e internet que acontecem no Brasil e no mundo você encontra aqui.
17/08/2009 às 10h58

Orkut lança primeiro concurso oficial, smartphone da Dell, Opera 10 e novo viral da Microsoft

INTERNET
Orkut cria seu primeiro concurso oficial


Foi lançado no final da semana passada o que chamei no meu blog  de primeira resposta do Orkut às investidas do Facebook no Brasil, o “Maravilhas do Orkut”. Este concurso é bem simples e é baseado num aplicativoque os usuários dessa rede instalam em seus perfis, criando uma administração das suas próprias fotos.

Para participar, o internauta precisa enviar uma foto (só é permitida uma foto por categoria) e encaixá-la numa das 5 categorias: “Seu cabelo é assim ou é disfarce?”, “Rachando o bico “, “Puro estilo”, “Férias refrescantes” e “Festa furada: ta na web, ta valendo!”.

Após enviar suas fotos, a mais votada em cada categoria ganhará prêmios inacreditáveis (com as palavras do próprio Orkut – instalando o aplicativo e visitando a área de Prêmios você vê mais detalhes). Como eu observo além do próprio uso do aplicativo e estendo minhas análises à mecânica e outros poréns, vi que pelo menos com Patrocínio o Orkut está se dando bem, porque até agora eu já vi Sony CyberShot, Colgate, Fiatmio (iniciativa da Fiat para montar um carro através das escolhas dos clientes), Sprite e Motorola. Essas grandes empresas estão enxergando nessa iniciativa um grande potencial para estar perto do seu público.

De quinta-feira passada (quando foi lançado) até sábado dia 15, já foram inscritas mais de 1400 fotos nas 5 categorias. O vídeo explicativo abaixo mostra como será o concurso, e caso você queira instalar o aplicativo, acesse o site Maravilhas do Orkut.

------

MAIS SOBRE O ORKUT:

O Orkut colocou no ar no sábado, 15, o Orkut Promova. É uma ferramenta grátis que permite que você crie notificações e as envie automaticamente a todos os seus amigos do orkut com apenas um clique.

No blog oficial do Orkut  tem uma explicação mais detalhada (até um vídeo  foi criado para você poder entender melhor) do que é essa nova ferramenta e como você pode utilizá-la.

----------------------------------
TECNOLOGIA
Para ter certeza que seu whisky é legítimo

Se você gosta de tomar seu whiskyzinho seja em qualquer hora do dia, mas não tem certeza se o cara do bar está te enrolando e te vendendo gato por lebre... Esse gadget vai te ajudar!

O Rotgutonix pretende acabar com as bebidas adulteradas através da detecção de álcool adulterado.

Foi criado Emilio Alarcón, um desginer espanhol, mas ainda é um protótipo e só detecta algumas marcas de bebidas conhecidas, como Johnny Walker, JB, DYC, Habana Club, Brugal e Pampero. Se você colocar o aparelhinho no whisky e este for real, ele mostra a marca e a qualidade, mas se for "batizado" ele mostra uma caverinha, como na imagem. Interessante né?

Vi no
The Gadgeteer e no Digital Drops.

----------------------------------
TECNOLOGIA
Motorola e Android 2.0 muito próximos

De acordo com um documento que vazou na internet, a Motorola está preparando um smartphone com a segunda versão do sistema Android do Google, o "Eclair".

O brinquedo se chamará Motorola Sholes, terá uma tela touch-screen de 3,7”, câmera de 5 megapixels com foco automático, GPS e slot para cartões MicroSDHC.



----------------------------------
INTERNET
Redes sociais para o bem comum

Muito já se falou sobre o twitter e a força que ele tem no quesito instantaneidade de informações, certo? Mas como utilizar isso para o bem comum? Como tornar o twitter (ou qualquer outra rede) em uma ferramenta social, que ajude o dia-a-dia das pessoas?

Acredito que essa seja uma pergunta muita válida na internet de hoje, e quem está conseguindo responder essa pergunta tem um lugar de destaque nesse meio, como é o caso do
Twitrânsito .

O Twitrânsito é uma ferramenta ainda beta (Criada por uma agência online, a Cappuccino) que tem como objetivo reunir todas as “tuitadas” que ajudem as pessoas no trânsito. Se alguma pessoa está parada no trânsito em determinado lugar de SP por exemplo, tuita o seguinte: “trânsito tranqüilo aqui na marginal #twitransito #sp”. Depois disso o sisteminha desenvolvido utilizando as ferramentas (API) do twitter detecta o seu texto e exibe no site. Utilizando as tags #twitransito e #SP você já está inserindo seu comentário junto aos demais de SP, ajudando quem por ventura possa passar por lá naquele momento. Simples né?

Até agora essa ferramenta só cobre os estados da Bahia, Mias Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

O papel social e de ajuda ao próximo das redes é um tema bem interessante de se discutir e tem muito potencial. Você conhece algum outra iniciativa parecida? Envia pra gente no twitter do
@FolhaTech.

----------------------------------
TECNOLOGIA
Agora é a Dell que quer entrar no mercado de Smartphones


Desde o dia 9 de agosto, quando o site Techcrunch havia falado sobre a possibilidade de a Dell estar produzindo um smartphone, muito se tem especulado sobre o modelo. O que se sabe até agora porém é que será lançado primeiramente no mercado chinês e terá a aparência do iPhone, e com uma configuração bem interessante, mas normal para a categoria.

O que chamou atenção é que o seu sistema operacional será o badalado Android, da Google. Com vários sites falando e até uma possível imagem do que seria ele na sua versão final (veja a foto), imagina-se que além de não ser apenas um boato, ele está perto de sua finalização.

De acordo com o site Olhar Digital e o blog TechCrunch a configuração do smartphone seria:

Quad-band GSM/GPRS/EDGE classe 12, pesando 103g
Dimensões: 58 x 122 x 11.7mm
Display: 3.5″ nHD 640×360 LCD, 18-bit, 262K cores
Suporte à Microsoft Exchange, à IM do Google, AIM, Yahoo e MSN
Câmera de 3 megapixel com auto-focus, flash, zoom digita 8x e editor de imagens
USB 2.0, Bluetooth 2.0 + EDR
A-GPS
Teclado QWERTY na tela, reconhecimento de escrita, interface multi-toque
Slot MicroSD

A foto é do blog
Boy Genius Report (BGR).

----------------------------------
TECNOLOGIA
Opera 10 está cada vez melhor e mais rápido

Essa dica vale para todos que utilizam muito o seu browser, seja ele qual for (
que não seja o IE6 !). A Opera lançou a terceira versão beta do seu navegador Opera10 , aprimorando o motor do browser, tornando o carregamento das páginas mais rápido. Além disso, ele tem um novo recurso que agradará e muitos usuários com conexão lenta, do tipo dial-up.


O Opera 10 faz a compressão dos dados da página que será carregada no browser aumentando um pouco a velocidade de navegação. Também ganhou melhorias na ferramenta de e-mails, aceitando agora links e imagens, além de outras formatações no texto.

Para você que usa muito, o Opera 10 é uma boa pedida. Interface simples e intuitiva e velocidade de navegação são os pontos chave do Opera 10.
Faça o download , instale e comprove.

----------------------------------
TECNOLOGIA
MSI lança 5 novos notebooks

Para compor a sua linha C series, a MSI lançou 5 novos modelos de notebooks. Sem alguma característica que chame muito a atenção, os novos laptops virão com webcam de 1,3 MP, 4Gb de memória RAM e 320Gb de espaço em disco.

O CR600 e o CR700 terão uma NVIDIA GeForce 8200M GPU e um player blu-ray como opcionais.  Os notebooks serão vendidos lá fora por U$ 549,90.


------
MAIS SOBRE NOTEBOOKS:

O portal IDG Now fez uma série muito interessante contando a história dos notebooks, com fotos dos primeiros modelos produzidos, e como eles evoluíram até hoje. Dá uma olhada:
http://idgnow.uol.com.br/galerias/evolucao-do-notebook/
----------------------------------
TECNOLOGIA E MERCADO
IBM nomeia nova gerente de vendas para ES

A IBM fortalece sua atuação no Norte Fluminense e no Espírito Santo com a nomeação da gerente de vendas Cristiane Couto Chaves como responsável pelo atendimento aos clientes da região. A iniciativa faz parte da estratégia da companhia em consolidar a participação local no segmento de médio porte, além de ampliar a oferta de software e serviços para as empresas regionais.

“A IBM Brasil investe no segmento de pequenas e médias empresas e enxerga nessas companhias grande potencial de crescimento e uma participação cada vez mais expressiva na geração de emprego e no desenvolvimento da economia brasileira”, ressalta Chaves.

Para maiores informações, acesse o
site da IBM .

----------------------------------
INTERNET
Novo viral da Microsoft dipensa os vômitos


Lembra um tempo atrás quando a Microsoft lançou vários vídeos com cenas de vômito  achando que ia ser viral e acabou sendo o maior tiro pela culatra? Pois é, parece que agora eles acertaram a mão no viral.

Esse vídeo abaixo surgiu na internet há alguns dias e fez o maior sucesso. Mostra um cara descendo um escorregador gigantesco e molhado, e caindo lááá longe numa piscininha. Até aí nada de mais. Só que no final do vídeo, aparece a URL de
um site  com propagandas do Office 2007.  Provavelmente foi um a iniciativa da subsidiária alemã da Microsoft.

Veja o vídeo:

-----------------------------------------------------
Siga o
FolhaTech no Twitter .

Lá eu costumo conversar com os seguidores, explorando um pouco mais os assuntos e matérias que coloquei aqui nessa semana, ok? Se quiser mandar uma dica também, fique a vontade, quem sabe na próxima semana você não aparece por aqui? : )

Um grande abraço,
Celso Hora.


Publicado por Comente






RSS
Cadastrar RSS desta coluna
%midia_super_banner%

4Ps Agência Digital agência digital 2007 - FOLHA VITÓRIA - Todos os direitos reservados - Anuncie - Expediente - Cadastro - Fale Conosco - Política de Privacidade - RSS