Jornal Online Folha Vitória
Vitória, 23 de
Abril de 2014
Compartihe:
Encontre no Folha:  
 
09/10/2008 às 15h25

Panela de ferro gigante está pronta para a Festa da Polenta


Foto: Roberly Pereira
Venda Nova do Imigrante – Uma equipe de moradores voluntários de Venda Nova do Imigrante e um caminhão-guincho transportaram na manhã desta quinta-feira (09) a panela de ferro gigantesca de um depósito para o Centro de eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, onde acontece a 30ª Festa da Polenta, de 10 a 12 de outubro.

O utensílio superdimensionado já está posto em uma estrutura de madeira onde será produzida sete paneladas de polenta durante a festa. Este é a quarta edição com a panela gigante, como um dos principais atrativos da festa.

Segundo um dos coordenadores Associação Festa da Polenta (Afepol), Élio Camata, a 30ª comemoração terá atrativos muito especiais demonstrando formas diversas dos costumes dos primeiros imigrantes, que são mantidos pelos moradores descendentes das famílias italianas colonizadoras do município.

Foto: Roberly Pereira
Ele ressalta que o “Tombo da Polenta”, momento quando o alimento gigantesco é despejado numa bandeja enorme, tornou-se um dos principais atrativos da festividade. “Neste ano deveremos preparar sete paneladas. O visitante vai ficar muito feliz quando assistir a cascata de polenta”.

Outra atração, segundo Camata, é a produção de fubá com o milho que foi plantado e colhido pelos descendentes. “As pessoas poderão ver o milho exposto e a maneira artesanal do moinho movido a água preparando o fubá. É uma atitude extremamente original”, disse.

Camata acrescentou que além dessas atrações, os visitantes poderão encontrar uma estrutura montada em madeira, “Paiol do Nono”,  onde foi construído um forno e um fogão a lenha. Nos dois equipamentos serão preparadas as mais deliciosas massas, como principalmente pães e biscoitos.

Esta produção terá o apoio de pessoas antigas da cidade e técnicos que aprenderam os costumes alimentares dos imigrantes. Um dos exemplos, de acordo com ele, é a participação do Incaper com a economista doméstica Rita Zanúncio e a cozinheira profissional, Marica Andreão, dona de uma bufê na cidade.

“As duas juntas vão realizar um trabalho excepcional no forno e fogão a lenha. Quem vier poderá conferir o que afirmamos”, disse sorridente o coordenador, ressaltando que acontecerá um desfile na abertura da Festa da Polenta com a participação de carros de bois e tropas com mais de 30 animais bovinos e muares.

“Este é o momento de apresentarmos o queijo com 800 quilos. O alimento gigantesco desfila sobre a carroceria de uma caminhão acompanhado da cantarola italiana com muita alegria”.

Sexta-feira – 10 de outubro
19horas - A Lira de Nova Venécia fará a recepção dos visitantes a partir das 19 horas
20horas - Show Italianíssimo com Toni Boni
21horas - Abertura da 30ª Festa da Polenta
21h30m  - Eleição da 18ª Rainha da Festa da Polenta
23horas - Show com a Banda Lex Luthor
04horas -  Encerramento
 
Sábado – 11 de outubro
 8horas - Inscrições do Passeio Jeepolenta (Posto Esmig) Largada 9 h
 9horas - Desfile do Queijo Gigante 800kg - Saída da Aagrope
10h30m - Almoço Típico com Wilson e Regina
12h30m  - Apresentação do Grupo do Projeto Conviver
13h - Show com Toni Boni
14horas – Tombo da Polenta Gigante (1.200kg)
15horas - Apresentações dos Grupos de Dança Granello Giallo e Bambini di Tutti i Colori
15h20m - Forró com Norival e Gilmara
19horas – Música eletrônica
20h30m - Apresentação do Grupo Piccolo Pavone
21horas- Tradicional show com Ragazzi Dei Monti
23horas - Show com Nacional - 14 BIS
 1horas - Show com a banda Lex Luthor
 4horas - Encerramento
 
Domingo – 12 de outubro
 9horas - Missa na Matriz
10horas - Almoço Típico ao som de Herbert Cock
11h30m  - Apresentação do Dei Bambini
11h50m - Apresentação do Coral Sol da Manhã



 

Publicado por 1 Comentário







 RSS
Cadastrar RSS desta coluna




%midia_super_banner%

4Ps Agência Digital agência digital 2007 - FOLHA VITÓRIA - Todos os direitos reservados - Anuncie - Expediente - Cadastro - Fale Conosco - Política de Privacidade - RSS