Vitória, 18 de Abril de 2014
31/7/2012 às 10h48 - Atualizado em 31/7/2012 às 10h48

Quer doar ou jogar fora móveis antigos? Saiba como utilizar o Papa-móveis!

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Divulgação/PrefeituraFoto: André Sobral

Você tem algum móvel, eletrodoméstico ou outro tipo de objeto em casa que deseja doar ou descartar, mas não sabe como fazer? A Prefeitura de Vitória oferece o recolhimento pelo Papa-Móveis, um serviço gratuito que completa 10 anos este ano, mas ainda é desconhecido por muitas pessoas. Um dos principais objetivos do Papa-Móveis é reduzir o depósito irregular de lixo em vias públicas, encostas, manguezais ou terrenos baldios. Cerca de 250 objetos são coletados por mês.

Para socilitar o serviço Papa-Móveis, basta ligar para a central 156 e preencher o cadastro por telefone. Posteriormente, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) vai à residência do cidadão para recolher o objeto, que deve estar disponível em local de fácil acesso (como uma garagem).

Os materiais a serem doados podem estar em bom estado de conservação ou não. Quando podem ser reutilizados, eles são doados às famílias cadastradas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que tem um cadastro de pessoas carentes que preenchem uma guia com descrição dos objetos de que necessitam.

Os móveis ou objetos que não estejam bem conservados são doados como sucata às duas associações de catadores de materiais recicláveis de Vitória, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare)  e à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv). Quando não dá para reaproveitar nada, os móveis são destinados ao aterro sanitário.

Exemplos

Alguns exemplos de móveis coletados pelo Papa-Móveis são armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, computador, mesa, fogão e camas, além de outros.

Ao evitar o acúmulo de objetos em quintais, porões, terrenos baldios ou vias públicas, qualquer morador está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

Codigo de segurança
Digite o código de segurança no campo abaixo:

mais lidas

A Rede Vitória faz parte do
4Ps Todos os direitos reservados © 2007-2014