Coluna Helio Dórea

Histórico

PERSONALIDADE DO DIA

O destaque da semana na Coluna HD é Gilberto Michelini, empresário de grande sucesso, ligado à exportação de café. Ele já não está entre nós, entretanto nos deixou o agradável convívio da sua mulher Diva, da sua filha Andrea Paula, o neto Gilbertinho e o genro Franco Bortoluzzi. Foi o maior anfitrião do Espírito Santo e sua atuação como Cônsul da Finlândia foi tão positiva que o embaixador daquele país prorrogou por anos sua gestão. Vejam as fotos...

A personalidade do dia, Gilberto Michelini.

No comércio do café

Aos 16 anos ele começou a trabalhar por vontade própria na empresa Mc Kinlay junto a seu pai, Dante. Em 1968, comprou o controle acionário da firma que pertencia a um grupo inglês, se tornando presidente até o último dia da sua vida. A Mc Kinlay, durante todos esses longo anos, exportou mais de 30 milhões de sacas de café, sendo a empresa, no ramo, mais antiga do Brasil.

O Embaixador Heikki Leppo e Sra com Diva e o Cônsul Gilberto Michelini. ao receber mais uma condecoração.

Centro do Comércio de Café

Gilberto foi por três vezes presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, durante os quais teve papel importante de proteção aos exportadores, inclusive dando orientações aos presidentes do IBC – Instituto Brasileiro do Café, que beneficiaram de uma forma justa os exportadores capixabas, de modo geral. Foi presidente do Sindicato Atacadista do Café do Espírito Santo em mais de um período.

Gilberto era tão ativo

que criou também o Banco de Olhos do Espírito Santo e o Clube de Xadrez do Espírito Santo. Aliás, ele mesmo foi campeão estadual e nacional de xadrez. Também cedeu grande área que tinha no final de Camburi para que a municipalidade pudesse construir a avenida Dante Michelini e também criar acesso às usinas de pelotização. Teve uma vida realmente marcante e sua passagem por aqui é inesquecível. (HD)

Uma família bem constituída, Diva e Gilberto com Andrea Paula e Franco Bortoluzzi e o neto Gilbertinho. Foto Syd Lucas

Ordem do Leão

Gilberto Michelini foi condecorado pela presidente da República da Finlândia, Tarja Halonen, com a medalha da Ordem do Leão, a mais importante daquele país, por seus inúmeros méritos como Cônsul Honorário da Finlândia, no estado do Espírito Santo.

A Medalha do Leão

foi entregue pessoalmente a Gilberto pelo então embaixador da Finlândia no Brasil Jari Luoto. Ele foi nomeado Cônsul da Finlândia em 1971, e representou aquele país, anos depois de sua aposentadoria. Hoje, o Estado é representado pelo Consulado Geral no Rio. Gilberto, um cidadão que faz falta entre nós.

Com o embaixador Hannu Uusi-Videnoja e sua esposa, na festa do centenário da Mc Kinlay.

Um Capri de buena gente

 

Eduardo e Cristina Segond, usando bem a cabeça, estão sempre inovando em seu badalado Capri Italiano, cujo nome já diz tudo. O restaurante é realmente gostoso e por ali tem passado gente very very como o desembargador Manoel Rabelo e sua querida Margareth, Cristiane Menezes e Eduardo Silveira, Alessandro Dantas e Izabella Rosa, Dalila e Mauricio Murad e tantos mais.

Discursando no centenário de sua empresa Mc Kinlay.

Com os Marianelli

O empresário Carlos Marianelli, também sempre inovando, especialmente em suas ações de relacionamento com clientes e parceiros, traz uma novidade para quem passar pela loja da avenida Leitão da Silva: a degustação, sempre à partir das 15 horas, do sabor tradicional do Café Caramello e dos biscoitos Claid’s.

Bom dia,

Sandra Fonseca

Flashes

Muita gente very very do Rio estará em outubro na gostosa casa em Pedra Azul de Graça e Antonio Oliveira Santos, que tem uma vista singular. Virão participar do casamento de seu filho Marco Antonio.

Opinião de Therezinha Amoury Carreiro: “O nosso Estado de tão valoroso potencial de belezas naturais, no litoral e nas montanhas, não possui o incentivo necessário ao desenvolvimento do Turismo”.

Numa roda de amigos, sábado à noite no Rio, um grupo foi unânime: atualmente o melhor restaurante de Paris é o George V. Os melhores do Rio são o Fasano e o Cipriani.

Julio Rocha foi reeleito presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo.

Domingo, no Copacabana Palace, Marilia e Otacilio Coser ofereceu um almoço à Diva Michelini, Andrea Paula e Franco Bortoluzzi.

A “Poeticidades” de Joelmo Costa é um livro de verso e prosa com a proposta de dialogar, refletir, aguçar o pensamento, despertar com simplicidade o “eu poético” que existe em cada um. Vi, li, gostei. Obrigado, Joelmo.

Papais orgulhosos: os médicos Anna Lucia e Aloizio Campos comemoram o ingresso da sua filha Anna Luiza na Emescam.

Também comemorando, Marisley e Romilton Vieira Junior. Seu filho Gabriel passou no vestibular de medicina da UVV.

Dia 16 de agosto haverá uma super manifestação do povo em todo país contrária ao desastroso governo de Dilma Rousseff.

Minha amiga Gabriela Gurgel vai deixar o cargo de gerente de Marketing do Copacabana Palace Hotel. Em seu lugar ficarão Isac Pena (ele é capixaba, filho do jornalista Peninha), Bruna Mariath, Maria Clara Binato e como estagiária, Bruna Raffo.

Mariana e Marcio Maciel, presenças bacanas na festa dos 50 anos de Luciana Almeida.

Monica Cangini ficou encantada com a apresentação da divina Bibi Ferreira, a Piaff de sempre.

Pouca gente sabe, mas Gilberto Michelini era um excelente pianista clássico. Várias vezes ele tocou para amigos mais chegados. Gente boa, aquele cara.

Siga-nos å   ë


O requinte é uma predominância nos jantares dos Michelini.

Jornal Folha Vitória
Todos os direitos reservados © 2007-2014