Escola Americana de Vitória
Foto: Escola Americana de Vitória/Divulgação

O esporte é mais do que uma atividade extracurricular, é um pilar essencial na formação integral dos alunos. A Escola Americana de Vitória acredita que o desenvolvimento físico, emocional e acadêmico caminham lado a lado, e investe alto em programas e estruturas que incentivam a prática esportiva desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Essa cultura de valorização do esporte resulta nas conquistas dos estudantes. Recentemente, foram destaque as vitórias de Troy Martins dos Anjos e Miguel Barthman, no time Álvares Cabral, com o vice-campeonato da 4ª Taça Brasil de Clubes Sub-14 Masculino – Divisão Especial, promovida pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), em Campo Grande (MS).

Os alunos Dante Devens e Enzo Santuzzi foram campeões do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) de vôlei sub-16 masculino, realizado em Saquarema (RJ), representando o Espírito Santo de forma invicta e garantindo ao Estado uma vaga na Divisão Especial de 2026.

Para esses jovens atletas, o equilíbrio entre treinos, competições e o compromisso acadêmico faz parte da rotina. Miguel conta que o planejamento é essencial para dar conta de tudo: “Sabendo dos dias de treinamento e de viagem, eu e minha família, junto com a escola, nos programamos. Faço as atividades com antecedência, ajusto os horários e não deixo os professores serem pegos de surpresa”, explica.

Já Troy reforça que conciliar o alto rendimento esportivo com o estudo exige disciplina. “Quando sei que vou ter jogos ou viagens, preciso ter maturidade para conseguir distribuir meu tempo entre o esporte e os estudos”, diz.

No vôlei, a rotina é igualmente exigente. Dante destaca a conexão entre as habilidades desenvolvidas no esporte e o sucesso acadêmico. Em quadra, os atletas aprendem a ler o jogo, a comunicar com clareza e a confiar no time para alcançar um objetivo comum.  “Aplico essas habilidades, como o trabalho em equipe e a liderança, em sala de aula e nos projetos. O esporte nos ensina a pensar estrategicamente e a manter o planejamento e a dedicação”, afirma.

Enzo complementa, ressaltando que o desafio diário de equilibrar treinos e estudos é também uma oportunidade de crescimento pessoal: “A rotina é intensa, um desafio que está muito presente na minha vida todo os dias, com treinos logo após o fim das aulas, então preciso me organizar muito bem para que tudo funcione. Isso me ajuda a desenvolver responsabilidade e a ser mais versátil”.

Estrutura que estimula o potencial dos alunos

Uma estrutura esportiva completa, com espaços que favorecem o aprendizado, a convivência e o desenvolvimento integral dos estudantes não pode faltar neste contexto. Na EAV – Campus Álvares, os alunos têm acesso ao ginásio próprio e às instalações do Clube Álvares Cabral, parceiro da escola, que disponibiliza quadras de tênis, piscinas, campo de futebol e ginásio poliesportivo.

O Campus Aeroporto, que inaugura dia 29 de outubro, ampliará ainda mais essa proposta, com duas quadras de tênis, duas poliesportivas, quadras de areia, campo de futebol e áreas destinadas a outras atividades recreativas e esportivas.

“Como a EAV respira esporte, naturalmente recebemos alunos que têm dedicação intensa na sua rotina de treinamentos e competições em suas modalidades. Nosso papel é oferecer toda a estrutura e o apoio necessários para que eles consigam equilibrar essa rotina intensa”, explica Adriano Fonseca, coordenador de esportes da EAV.

Programa de apoio

De acordo com Adriano, os estudantes-atletas contam com um plano individualizado de ensino, que considera as particularidades de cada um, como períodos de treino, viagens e campeonatos. Agenda escolar ajustada, provas e prazos de entrega flexibilizados e suporte remoto são algumas das medidas adotadas. Além desse acompanhamento, a instituição mantém um programa de bolsas voltado a atletas de alto rendimento.

“Dentro dessa política, existem critérios a serem cumpridos para a concessão de bolsas parciais, e o principal objetivo é oferecer acompanhamento e suporte à rotina diária do aluno atleta, para que alcance o máximo do seu potencial, dentro e fora das quadras. Mais do que um benefício financeiro, o programa busca incentivar o desenvolvimento esportivo como parte da formação integral “, explica.

Inspiração que se multiplica

As conquistas em campeonatos nacionais também exercem um efeito inspirador sobre outros estudantes. “Quando nossos alunos alcançam resultados de destaque, isso motiva toda a comunidade escolar, especialmente aqueles alunos que estão iniciando a prática esportiva. Eles se tornam exemplos de dedicação, disciplina e superação, valores que o esporte ensina e que se refletem diretamente na vida acadêmica e pessoal”, afirma Adriano.

Para ele, apoiar esses jovens atletas é também cumprir a missão da EAV de formar indivíduos completos, preparados para os desafios da vida. “Nosso propósito é tirar a melhor versão de cada aluno. Se ele tem o sonho de ser atleta e estudante, ou se quer tentar uma bolsa no exterior, queremos garantir que consiga se desenvolver plenamente. O esporte é uma ferramenta poderosa para formar cidadãos mais conscientes, resilientes e comprometidos com seus objetivos.”