Ventania

Ventos fortes causam estragos na Grande Vitória: telhas, toldo e árvores "voaram"

Árvore caiu em Vitória, toldo de evento foi arrancado e telhas de escola "voaram" na Serra. Veja fotos e vídeos

Leitura: 5 Minutos
Ventos fortes causam estragos na Grande Vitória
Foto: Divulgação/Leitor

Uma forte ventania registrada na tarde desta sexta-feira (04) causa estragos em vários bairros da Grande Vitória. Há registro de queda de árvore, estrutura desabando em evento e telhas de escola “voando”.

Uma árvore de grande porte caiu nas proximidades da Avenida Vitória, em Vitória, na Praia do Suá. Ela foi arrancada com os ventos e desabou em cima de uma moto e também atingiu parte de um carro.

Árvore arrancada com ventania na Praia do Suá
Árvore arrancada com ventania na Praia do Suá. Foto: Cleferson Comarela

Veja vídeo do local:

Uma outra árvore caiu em Jardim da Penha, perto da Praça Regina Frigeri Furno. Com a queda, a calçada foi arrancada e a árvore caiu em cima de um trailer de lanche. Veja o vídeo:

Ainda na Capital, um toldo que havia sido montado para uma feira de vinhos no Clube Álvares Cabral desabou por volta das 14 horas. Segundo informações iniciais, a estrutura estava sendo desmontada quando a ocorrência foi registrada.

“Graças a Deus não tinha ninguém embaixo do toldo na hora. Está ventando muito”, declarou um empresário que estava no local.

Veja vídeo:

Já na Serra, a ventania derrubou parte do telhado da Escola Estadual Belmiro Teixeira, localizada no bairro Eurico Salles. Confira o vídeo abaixo:

Há ainda registro de queda de energia em alguns pontos da Grande Vitória, como em Colina de Laranjeiras, na Serra, e em Bento Ferreira, em Vitória.

O que diz a Prefeitura de Vitória sobre o caso?

Por meio de uma nota, a Prefeitura de Vitória informou que a cidade foi atingida por fortes rajadas de vento na tarde desta sexta-feira (4), com pico de intensidade registrado até o momento em até 72 km/h. Os ventos causaram transtornos em diversos pontos da capital, como queda de árvores e deslocamento de estruturas.

Desde o início da ocorrência, todas as equipes da Prefeitura de Vitória — incluindo a Defesa Civil, Central de Serviços, Guarda Municipal, e as secretarias de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito — estão mobilizadas nas ruas para mitigar os impactos e garantir a segurança da população.

A Defesa Civil informa que houve queda de árvores em diferentes regiões da cidade, como na Rua Comissário Octávio Queiroz e na Praça Regina Frigeri Furno (Jardim da Penha), Rua das Palmeiras (Itararé), Praça Doutor Demócrito Freitas e Avenida César Hilal (Praia do Suá), além do entorno da Basílica de Santo Antônio. Equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente estão atuando na remoção das espécies atingidas.

Na Praça do Papa, parte da estrutura remanescente da Festa de São Pedro foi arrastada pelos ventos. A Secretaria Municipal de Cultura esclarece que a empresa responsável pelo evento tinha o prazo de até oito dias para a retirada do material, prorrogável mediante justificativa formal — o que não ocorreu. Diante disso, a empresa foi notificada e deverá realizar a remoção imediata.

Em função das condições climáticas, a Secretaria de Meio Ambiente informa que o Parque da Fonte Grande foi fechado preventivamente nesta sexta-feira (4), como medida de segurança para os visitantes. A previsão é de que o espaço seja reaberto neste sábado (5), após nova avaliação técnica das condições do local.

A Defesa Civil reforça que o número de chamados permanece elevado e que o atendimento segue em andamento em diferentes regiões da capital. Novas rajadas continuam sendo registradas ao longo do fim da tarde.

Cidades do ES recebem alerta para chuvas e ventos fortes

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas nesta sexta-feira (04) para o Espírito Santo. São 29 municípios com aviso para acumulado de chuva e 18 para ventos fortes. Ao todo, 34 cidades receberam algum alerta, classificado como perigo potencial.

A atenção para acumulado de chuva é válida até o final deste sábado (05). Já para os ventos costeiros, vale até a noite desta sexta. A região inclui todo o litoral capixaba, zonas centrais e do Sul do Estado.

Ainda nesta quinta-feira (3), 34 municípios do Espírito Santo receberam aviso do Inmet para acumulado de chuva, que também se estende até a noite de sexta.

Segundo o Inmet, as cidades nas regiões sob risco de acumulado de chuva podem enfrentar precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.

Ainda nesta quinta-feira (3), 34 municípios do Espírito Santo receberam aviso do Inmet para acumulado de chuva, que também se estende até a noite de sexta.

Segundo o Inmet, as cidades nas regiões sob risco de acumulado de chuva podem enfrentar precipitações entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Também há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com tais áreas de risco.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória