Vista panorâmica do horizonte a partir do Pico da Bandeira, com montanhas e nuvens compondo a paisagem
O amanhecer no Pico da Bandeira proporciona uma vista inesquecível das montanhas. | Foto: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios

O Pico da Bandeira é o destino perfeito para os aventureiros e para quem gosta de estar em contato com a natureza. 

Apesar de ser o terceiro maior do Brasil, com 2891,32 metros de altitude, a trilha até o topo é considerada acessível, inclusive para quem não tem muita experiência com caminhadas em meio à natureza.

Este pico também é um dos melhores lugares do país para observar as estrelas e o nascer do sol, justamente por estar longe dos centros urbanos e por não ter outras grandes montanhas por perto.

Além de caminhar até o cume da montanha, é possível acampar no Parque Nacional do Caparaó, uma opção que costuma agradar tanto quem quer ficar mais tempo em uma área verde, quanto aqueles que desejam acordar cedo para conseguir ver o raiar do dia de um lugar privilegiado. 

Ficou interessado neste destino? Então, continue a leitura para saber como chegar e informações necessárias para visitar o local. 

Onde fica e como chegar no Pico da Bandeira?

Trilha para o Pico da Bandeira com acampamento ao fundo e turistas descendo. Na imagem é possivel ver a vegetação típica do local.
Trilha para o Pico da Bandeira com o acampamento da casa queimada ao longe. Na imagem é possivel ver a vegetação típica do local. | Foto: Leonardo Merçon

O Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, está localizado entre os municípios de Dores do Rio Preto (ES) e Alto Caparaó (MG). No lado capixaba, a entrada é feita pela portaria Pedra Menina. 

Ambos os municípios contam com uma entrada para o parque e, cada um deles tem uma trilha que leva ao cume da montanha. A trilha capixaba, que fica no lado do Espírito Santo, parte da área do parque chamada Vale Verde e tem 4,5 km de distância.

Já a trilha mineira possui 6,9 km de extensão, mas, em compensação, é um pouco menos íngreme. Ambos os caminhos oferecem vistas deslumbrantes para a paisagem natural, composta majoritariamente por espécies nativas da Mata Atlântica.

Qual a cidade base para subir pelo lado capixaba?

A cidade base para subir no Pico da Bandeira no Espírito Santo é Dores do Rio Preto, que fica a 250 km de Vitória, a capital mais próxima do destino.

Saindo de Vitória, há duas formas de chegar no Parque Nacional do Caparaó. A primeira é fazendo o trajeto de carro, que dura em média 3 horas. 

A segunda opção é seguir de ônibus da rodoviária até Cachoeiro do Itapemirim e, em seguida, continuar a viagem em outra condução rumo a Dores do Rio Preto – Pedra Menina. 

Aliás, Pedra Menina é outro destino incrível da região. Esse é um distrito de Dores do Rio Preto, situado ao lado do Parque Nacional do Caparaó, repleto de quedas d’água. 

Saiba mais: Gosta de ecoturismo? Que tal conhecer a região do Caparaó? 

É difícil subir o Pico da Bandeira?

As trilhas no ES que levam ao Pico da Bandeira são classificadas como de nível médio. Como não é necessário ter conhecimento em escalada técnica para percorrê-las, mesmo os iniciantes conseguem finalizar o trajeto.

Contudo, quem tem alguma comorbidade, especialmente problemas cardíacos ou respiratórios, deve consultar um médico antes de tentar fazer o percurso.

Qual a distância da trilha e quanto tempo leva a subida?

A trilha capixaba tem 4,5 km de extensão e o trajeto da subida leva, em média, três horas. A duração pode variar de acordo com as condições climáticas e com o preparo físico de cada pessoa. 

O que é a Tronqueira e a Casa Queimada?

Tronqueira e Casa Queimada são acampamentos localizados no Parque Nacional do Caparaó. Ambos podem servir como ponto de partida para trilhas que levam até o alto da montanha.

É obrigatório contratar um guia?

Não é obrigatório contratar um guia, mas é altamente recomendável, principalmente se essa é a sua primeira vez no Parque Nacional do Caparaó.

Qual a melhor época do ano para visitar?

A melhor época do ano para visitar o Pico da Bandeira é entre abril e outubro, devido à baixa quantidade de chuva nesse período.

Que roupas e equipamentos são essenciais para levar?

No Pico da Bandeira as temperaturas costumam ser baixas, independentemente da época do ano. 

Por isso, mesmo que você vá no verão ou na primavera, o ideal é levar roupas de frio confortáveis. Já quem irá viajar no outono ou no inverno, deverá acrescentar na mala vestimentas térmicas e casacos mais pesados.

Também é importante utilizar calçados adequados para trilhas, como botas ou tênis resistentes. Outros itens que você deve levar são:

  • Garrafa de água;
  • Comida (não é permitido levar fogareiros a álcool, e todo o lixo produzido durante a trilha deve ser recolhido).
  • Capa de chuva;
  • Lanterna com pilhas extras;
  • Chapéu;
  • Protetor solar.

Preciso agendar a visita ao parque? 

O agendamento só é obrigatório para quem irá acampar, pois as vagas para acampamento são limitadas. 

As reservas devem ser feitas diretamente na página do parque no site da ICMBio. É necessário esperar a confirmação da instituição, feita por meio de uma lista disponibilizada no mesmo site. 

O parque fica aberto de quinta a terça e oferece três modalidades de visitação:

  • Acampamento: com chegada entre 9h e 17h;
  • Caminhada diurna até o Pico da Bandeira: entrada entre 7h e 9h;
  • Trilhas para mirantes e cachoeiras: entrada das 8h30 às 17h.

Os horários podem mudar em datas como Natal e Ano Novo. Em períodos de chuva intensa, algumas áreas do parque ficam interditadas por segurança. A entrada é gratuita, inclusive para quem pretende acampar, o que torna o passeio acessível. 

Visitar o Pico da Bandeira é uma experiência singular, que merece ser vivida ao menos uma vez. Comece agora mesmo a planejar sua viagem. Para conhecer outros destinos incríveis no Espírito Santo, siga explorando o Portal Folha Vitória.

Redação Folha Vitória

Equipe de Jornalismo

Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.

Redação Folha Vitória é a assinatura coletiva que representa a equipe de jornalistas, editores e profissionais responsáveis pela produção diária de conteúdo do Folha Vitória. Comprometida com a excelência jornalística, a equipe atua de forma integrada para garantir informações precisas, atualizadas e relevantes, sempre alinhada à missão de informar com ética, democratizar o acesso à informação e fortalecer o diálogo com a comunidade capixaba. O trabalho do grupo reflete o padrão de qualidade da Rede Vitória de Comunicação, consolidando o veículo como referência em jornalismo digital no Espírito Santo.