Abr 2021
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Abr 2021
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Inovações tecnológicos

Para atender essa procura será necessário algumas adequações dentro e fora da porteira. Segundo estudo publicado pelo Centro de Inteligência da Carne Bovina da Embrapa Gado de Corte (CICarne), até 2040, metade dos pecuaristas devem deixar a atividade por não se adaptarem às mudanças e tecnologias necessárias para que o negócio seja rentável.

A crítica não é quanto aos atores da pecuária, mas sim ao formato como a atividade é conduzida: de acordo com a publicação, as grandes tendências são a melhor gestão do negócio, a digitalização e a intensificação produtiva.

A cadeia da pecuária de corte movimenta bilhões todos os anos, e tem uma participação significativa no PIB nacional. Contudo, é necessário olhar além dos números e buscar por soluções sustentáveis que transformarão toda a cadeia produtiva, desde a indústria de insumos até a carne na prateleira do supermercado.

“Terras muito valorizadas e ágio na relação entre boi gordo e bezerros, aliados ao alto custo de produção, levaram obviamente ao profissionalismo na forma de conduzir o negócio, valorizando como essenciais os ajustes finos e técnicos para que o produtor se mantenha na atividade. O cerne do cálculo da rentabilidade deixou de ser ocupação de novas áreas e passou a ser o aumento de produtividade, o que exige tecnologia, profissionais, planejamento e gestão.”, destaca a Zootecnista Renata Erler

O futuro da pecuária no Brasil

Segundo a especialista, a tendência é que a pecuária brasileira produza mais carne em menos área, e que o país ocupe maior espaço no cenário internacional, exportando desde genética à produtos altamente especializados e de elevado valor agregado. “A pesquisa apenas confirma o que já vemos em outros segmentos, e representa um aviso de que o caminho da profissionalização continuará evoluindo, não tem retorno. Cada dia mais, será necessária a presença de pessoas especialistas na atividade para atender aos pecuaristas. O resultado desse processo será que, em 2040, teremos uma atividade mais rentável, profissional e sustentável”, concluiu.

Por fim, devemos presenciar muitas mudanças dentro deste cenário. Mesmo assim, esta pode ser uma grande oportunidade para a cadeia da carne bovina mostrar ao mundo como os processos produtivos, tanto no campo como na indústria, são confiáveis, fazendo da  inovação digital uma força disruptiva para os próximos anos.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas