Maio 2021
4
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Maio 2021
4
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Afinal, o que é a febre aftosa?

A doença contagiosa, conhecida entre os pecuaristas, é capaz de afetar tanto animais quanto pessoas, com a maior incidência ocorrendo entre os bovinos. Nos humanos, o risco é baixo, mas para esses animais, a enfermidade pode ser fatal, afetando sua alimentação e, em alguns casos, podendo também causar feridas nos cascos do animal.

A complicação mais comum é a subnutrição do gado, devido as aftas desenvolvidas, causando mortes por inanição. Nesse sentido, a doença promove perdas monetárias para o pecuarista, além de prejudicar as exportações e a oferta interna dos alimentos derivados de bovinos. Por isso, quando há surtos da febre aftosa, os preços tendem a disparar nos mercados.

Como fazer a aplicação?

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2 °C e 8 °C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Além disso, devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de dois mililitros (ml) na tábua do pescoço de cada animal.

Também é indicado que aplicações sejam feitas nas horas mais frescas do dia, a fim de conter de forma mais adequada o rebanho. O produtor deve declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado.

No Espírito Santo, a comprovação da vacinação deverá ser realizada, preferencialmente, on-line. Dessa forma, o pecuarista poderá realizá-la em sua residência e de maneira segura. Assim, é necessário o acesso ao Siapec 3, com a utilização de login, senha e “cartão de acesso”. O prazo para a comprovação por via remota é até o último dia da etapa de imunização, ou seja, dia 31 de maio. O produtor rural que ainda não utiliza o Siapec 3 poderá solicitar seus dados de acesso no próprio sistema, após a realização do pré-cadastro no Portal de Serviços, disponível no site do Idaf.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas