Jul 2021
4
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2021
4
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

A fruta faz parte da cultura da região

Na cidade, a fruta é tão importante e valorizada que faz parte da cultura folclórica. O João Bananeira é um ícone do Carnaval de Congo de Máscara na localidade de Roda d’Água, que integra a zona rural do município. O personagem foi criado há séculos e usa uma máscara para se disfarçar, cobrindo os braços de meia e o corpo com uma saia com chita colorida e folhas secas de bananeiras.

Nesse sentido, o cuidado e excelência com a produção reflete, além de fatores econômicos, a riqueza cultural da região. Dessa forma, as bananas são produzidas à base de adubo feito a partir do esterco de galinha. Após a colheita, elas recebem um código de rastreabilidade e, após embaladas e 24 horas em câmara fria, seguem viagem para redes de supermercados na região Sudeste.

O município também conta com propriedades de agricultura familiar, que buscam expertise em diversas culturas no nicho de produtos orgânicos. Segundo dados apuradas pelos nossos parceiros do Conexão Safra, há dez anos, Cariacica contava com apenas um produtor certificado. Até o fim da última década, em 2020, chegou-se ao número de 49 certificações.

Cooperativas abrem espaço no mercado

A Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (Cafc-ES) ampliou o mercado de produtos agrícolas do município. Ligada ao Sistema OCB/Sescoop-ES, ela reúne 97 associados, entre pequenos produtores de banana, abóbora, aipim e ovo caipira. Antes da pandemia, a Cafc-ES produzia de 7.000 a 8.000 caixas de 20 kg de banana por mês, a maioria indo direto para programas de merenda escolar. Mas essa atividade foi parcialmente afetada com o fechamento das escolas em 2020.

Além disso, por estar na região metropolitana da Grande Vitória, a Cafc-ES possui política de intercooperação com outras cooperativas do interior do estado, fortalecendo a agricultura familiar no Espírito Santo.

Para se ter uma ideia, como forma de agregar ao capital dos cooperados, a cooperativa passou a processar, em parceria com uma agroindústria, doce de banana orgânica, a popular mariola, vendido em volume expressivo para São Paulo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas