Jul 2021
7
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jul 2021
7
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Fertilizante orgânico ou mineral?

Antes de escolher, é fundamental entender a finalidade desses insumos: fornecer nutrientes às plantas, permitindo seu desenvolvimento de maneira saudável.

Nesse sentido, uma análise técnica do solo auxilia no entendimento das características presentes e quais necessitam ser corrigidas. Assim, é possível encontrar a melhor solução para efetuar os ajustes eventualmente necessários. Além disso, a escolha também dependerá das necessidades nutricionais da cultura e das propriedades da terra que você deseja suprir.

Em suma, os fertilizantes minerais ficam limitados ao fornecimento de nutrientes. Ainda, dependendo da condição do solo, necessita-se de aplicação de altos volumes do produto, uma vez que as plantas não absorvem com eficiência os nutrientes fornecidos.

Por outro lado, no caso dos fertilizantes orgânicos, há fornecimento de nutrientes de forma gradual, ou seja, durante todo o ciclo de desenvolvimento do vegetal. Ele também contribui para promover a maior disponibilização e aproveitamento dos nutrientes, impedindo que fiquem no ambiente sem uma utilização adequada.

A partir desse gradualismo, há a possibilidade de efetivar melhorias no solo, enriquecendo-o e aumentando a resistência das plantas contra pragas, doenças e mudanças climáticas, e a capacidade de absorção e retenção hídrica, dentre outras vantagens.

Além dos fertilizantes orgânicos e minerais, você pode optar pela aplicação de fertilizantes organominerais. Esses insumos podem ser definidos como adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais, ou seja, agrega em um só produto os benefícios da matéria orgânica e dos minerais.

Fertilizante organomineral: um só produto com duplo benefício

Dentre as principais vantagens desse produto, podemos citar a elevação da capacidade de retenção de água; fornecimento nutrientes de maneira gradativa e equilibrada; promover a redução da densidade aparente do solo e o aumento de sua porosidade total; formar agregados capazes de reduzir a erosão e aumentar a capacidade de absorção e também aumentar a capacidade de troca catiônica.

Além disso, os organominerais reduzem de 20% a 50% o uso de fertilizantes químicos, por potencializar a ação microbiana e disponibilizar mais nutrientes ao solo. Com isso, é possível reduzir riscos de contaminação e reduzir a necessidade de extração de recursos naturais, contribuindo para uma agricultura mais sustentável e responsável.

Como um exemplo capixaba, recentemente visitamos a sede da Natufert, em Ibatiba, no sul do Espírito Santo, no episódio #5 do Programa Mundo Business no quadro Agro Business. Na ocasião, Daniel Pinho e Maurício Cota explicaram como a empresa está elevando a produtividade dos produtores rurais com adubos de base orgânica.

“Temos um produto que pode ser utilizado em todo o Brasil. Pelo nosso posicionamento geográfico no Espírito Santo, nossos produtos são muito utilizados no café, tanto arábica quanto conilon. Mas com a expansão da empresa, estamos atuando em todos os grandes negócios do país: soja, algodão, trigo, milho e em todos os hortifrutis”, afirma Daniel Pinho, diretor-geral da Natufert.

“O Fertilizante orgânico que produzimos é completo. E a combinação com fertilizantes minerais permite atender todas as culturas e suas fases, devido à variedade de formulações que podemos oferecer aos agricultores”, reforçou Maurício Cota, diretor técnico da Natufert.

Por fim, o mercado brasileiro de fertilizantes organominerais está em expansão, parte por ser um produto mais sustentável, que se utiliza de resíduos orgânicos, e muito por se tratar de um fertilizante que vem apresentando resultados de excelência em diversas culturas.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas