Set 2021
24
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2021
24
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

O desempenho histórico do agro

Segundo dados da Produção Agrícola Municipal (PAM), do IBGE, realizada desde 1974, a área de cultivo atingiu 83,4 milhões de hectares, a colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou a 255,4 milhões de toneladas e a receita bruta das lavouras somou R$ 470,5 bilhões. O crescimento respectivo dessas frentes é de 2,7%, 5% e 30,4% em relação à 2019.

Nesse sentido, esses são os maiores valores observados desde o início da série histórica. O IBGE destaca que esses resultados possuíram a contribuição de fatores como o clima favorável do ano passado e os preços favoráveis, graças a valorização do dólar em relação ao real e pelo crescimento da demanda no mercado internacional.

Vale ressaltar que os destaques em termos de cultura foram a soja, milho, algodão, mandioca e feijão.

Por que esses resultados do agro importam?

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, 17,3 milhões de pessoas estavam empregadas no ramo do agronegócio. Além disso, o setor representa cerca de 27% do PIB da economia brasileira e 2020.

Dessa forma, na prática, se o agronegócio se desenvolve e bate recordes, novas oportunidades de geração de emprego e renda são criadas, desenvolvendo e impulsionando o crescimento da economia nacional.

Por isso, a vitória e os recordes do agro geram prosperidade em nosso país!

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas