Set 2021
26
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2021
26
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

A trajetória de Jamila

Jamila, assim como diversos jovens do interior e do campo, viu sua família crescer e se desenvolver nas atividades rurais. “Eles sempre trabalharam com a agricultura. Meus avós maternos, por exemplo, sempre atuaram na criação de gado e na produção de leite e grãos. Já meus avós paternos vieram do ramo de verduras, frutas e legumes”, afirma.

“Meus pais contam que quando iam para as plantações, levavam eu e meus irmãos pequenos, junto de um caixote de madeira, que na época era usado como berço.  Eles também carregavam um colchão e um guarda sol. Lá, ficávamos o dia todo.”

Com o passar dos anos, ela e seus irmãos cresceram e passaram a contribuir com os pais nas atividades do campo. Hoje, ela ainda atua no campo, com a mão na massa e produzindo como seus pais e avós. “Hoje, faço o que mais amo na vida. Trabalho na roça e coloco as mãos na terra, com muito orgulho. Fico feliz em seguir a mesma profissão que meus pais me ensinaram desde criança”, acrescenta.

“Muitas vezes, passamos por muitas dificuldades, mas atualmente, graças a Deus, nos consolidamos e vivemos tranquilamente”, ressalta Jamila.

“Nada melhor que fazer o que você ama! Eu amo a roça, eu amo viver aqui. Adoro plantar e ver todo o desenvolvimento da planta até a colheita. É desafiador trabalhar num espaço onde a presença do homem é maioria, mas ao mesmo tempo é motivo de orgulho, em mostrar a nossa força, nosso potencial e deixar evidente que nós podemos!”, enfatiza.

A vida de influenciadora do agro

Em relação às redes sociais, Jamila fala que não esperava que tantas pessoas iriam se interessar pela vida no campo. Contudo, ela se sente realizada em poder mostrar tudo o que acontece em sua propriedade, sem filtros e sem esconder a realidade da roça.

“Para alguns, pode parecer bobeira, coisa de internet, “fama de minutos”. No meu caso, apesar de não estar tão acostumada com os números que geralmente aparecem nas minhas redes sociais, acho que estou no caminho certo. Influenciar pessoas apenas mostrando a minha realidade na roça?”, questiona.

Hoje, Jamila tem mais de 31 mil seguidores no Instagram, mas isso não muda sua essência.

“Para mim, isso é algo simples, estou mostrando meu eu, sem filtros. Faço questão de mostrar a  verdadeira realidade que enfrentamos no campo. E quando há aceitação do público é sensacional. Me sinto mais forte e sinto vontade de influenciar mais mulheres a mostrarem as suas vidas e o seu valor no campo”.

Quando questionada sobre o seu futuro, Jamila ressaltou que pretende continuar no campo e que têm a vontade de empreender e fundar um novo negócio para a família, complementando as atividades que já fazem hoje.

Por fim, sobre a mensagem que ela deixa para outros jovens do estado, ela ressalta: “nosso estado se destaca por ter a presença da agricultura familiar em peso, temos muitos jovens no campo. O recado que deixo para vocês jovens, mulheres e homens que vivem dessa atividade é: Se orgulhem de viver no campo! É uma profissão como qualquer outra, digna de respeito. E claro, estudem, pois o conhecimento é a chave para qualquer situação e para agregar ainda mais valor no campo”, finaliza.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas