Nov 2021
15
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2021
15
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Rússia limita embarques de fertilizantes e Brasil pode ser afetado

Na primeira quarta-feira de novembro (3/11), a Rússia anunciou que limitará suas exportações de fertilizantes por, pelo menos, seis meses. Na prática, o Brasil pode ser afetado, principalmente na importação de nitrogenados, segundo a consultoria StoneX. Isso porque os russos são o único fornecedor desse insumo para a nossa economia.

Como um forte produtor global, o gigante asiático optou por restringir a saída dos fertilizantes graças a escassez no mercado interno e a aceleração da inflação no país, que vem afetando o bolso dos russos. Assim, o presidente Vladimir Putin solicitou medidas para garantir o abastecimento aos produtores do país e para conter a o aumento de preços no segmento de alimentos.

Dependência externa deixa produtores nacionais vulneráveis

Em números, 85% do consumo de fertilizantes no Brasil vem de terras estrangeiras. Nesse sentido, mesmo com os benefícios tributários para a importação desse bem, a escassez no mercado global e o anúncio feito pela Rússia podem dificultar a situação dos produtores ruais, que já se deparam com aumento de custos considerável.

Em meio a essa ameaça, alguns parlamentares já buscam encontrar mediadas para amenizar a situação da agricultura. Nesse sentido, no dia 13 de outubro, foi proposto um projeto de lei (PL 3.507/2021), de autoria dos deputados federais Laércio Oliveira (Progressistas-SE), Christino Áureo (Progressistas-RJ) e Evair de Melo (Progressistas-ES), visando a instituir uma série de medidas tributárias para fomentar o setor. Isso vai em linha com o anseio de desenvolver a indústria de fertilizantes nacional, que, segundo integrantes do setor, encontra barreiras tributárias para o seu desenvolvimento.

Independente da solução que for adotada ao longo dos próximos meses, a Agro Business seguirá acompanhando os movimentos desse mercado e sua implicações sobre os produtores capixabas e nacionais.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas