Nov 2021
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Nov 2021
18
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Um olho no Brasil e outro na Colômbia

O governo colombiano assinou em ação o Conpes 4052, um roteiro de nove anos para a melhoria do setor cafeeiro colombiano com, aproximadamente US$ 9,1 milhões, em fundos destinados ao segmento.

O acordo histórico para o setor cafeeiro do vizinho foi criado pelo Conselho Nacional Colombiano de Política Econômica e Social (Conpes), em colaboração com a Federação Colombiana de Cafeicultores (FNC) e várias outras agências federais, incluindo os ministérios da agricultura, transporte e turismo.

A Colômbia é destaque no mercado internacional como o terceiro maior produtor de café do mundo, atrás apenas do Brasil e do Vietnã, o segundo maior produtor de arábica, atrás do Brasil, e o maior produtor global de arábica lavado.

O café fornece a principal fonte de renda para mais de 540 mil famílias na Colômbia, com 96,5% dos produtores sendo pequenos agricultores com cinco hectares ou menos, de acordo com as últimas estatísticas da FNC. Dado o valor econômico e social do café para a Colômbia e seu povo, o café é o único setor agrícola do país com um roteiro do Conpes.

O documento constitui uma política formal financiada pelo governo destinada a apoiar o crescimento econômico, social e sustentável do setor cafeeiro do país e de seus produtores, apesar de desafios como as condições voláteis do mercado global e as mudanças climáticas. Por meio do financiamento direcionado, o plano visa reduzir a dependência futura de redes de segurança econômica ou financiamento de emergência.

Em geral, os objetivos são: 1) aumentar a produtividade por meio de estratégias de redução de custos, infraestrutura de processamento pós-colheita melhorada, renovação da fazenda de café e melhor gestão da água e sombra; 2) estabilizar a renda dos agricultores por meio de ferramentas de gestão de risco e economia; 3) melhoria da comercialização do café verde para promover a qualidade e capturar mais valor entre os produtores e no mercado interno; e 4) fortalecer as cadeias de abastecimento de café por meio de transporte e exportação aprimorados, além de maior digitalização.

Esses movimentos afetam diretamente o mercado internacional e o Brasil, uma vez que pode auxiliar no aumento da competitividade dos grãos colombianos em relação aos brasileiros e do Vietnã.

O mercado e a safra para o próximo ano

O setor cafeeiro segue acompanhando o desenvolvimento da safra de 2022 do Brasil para entender melhor os impactos das adversidades climáticas observadas no último ano. A preocupação com a oferta mais restrita de café aumentou na última semana. Por outro lado, a Colômbia também divulgou redução na sua estimativa de produção, o que pode ter efeito sobre a oferta global e, consequentemente, sobre os preços.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas