Set 2022
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Set 2022
28
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Palestrante foi eleita pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas do agro

Durante dois dias serão discutidos temas que envolvem o comportamento atual do mercado de café e os cenários futuros para esse segmento produtivo de extrema relevância para o agronegócio brasileiro.

Eleita uma das “100 mulheres Poderosas do Agro” pela Forbes, Flávia Barbosa Paulino da Costa, CEO da Exportadora Guaxupé, pretende trazer para a discussão as oportunidades em relação à sustentabilidade e o carbono neutro na cafeicultura brasileira. A Exportadora Guaxupé é referência no setor cafeeiro, sendo uma das dez maiores exportadoras de café do Brasil.

Flávia também faz parte do quadro diretivo do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Além dela, outras lideranças femininas também estão confirmadas, como a Tatiana Tristão, diretora da Realcafé Solúvel do Brasil; Mariana Caetano, executiva da Santos Lab; e Carolina Silvestre, diretora da Kantar.

“Durante a primeira apresentação no Vitória Coffee Summit, pretendo abordar o tema do mercado de carbono, que vem crescendo muito, bem como as oportunidades para o mercado de café”, apontou Flávia Barbosa.

Além disso, também está prevista a exibição de um estudo sobre o sequestro de carbono pelo setor cafeeiro, realizado pelo Cecafé, em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

Logística das exportações de café está em debate

O diretor de operações da Imetame, Anderson Carvalho, também  é um dos palestrantes confirmados na programação do primeiro dia. Ele irá apresentar informações sobre como a operação do Porto em Aracruz pretende contribuir para a logística das exportações no estado e no país, bem como  apresentar as tendências e oportunidades para o mercado de café a partir do Espírito Santo.

O Porto da Imetame, em Aracruz, está em construção,  e colocará o Espírito Santo em destaque nas exportações do Brasil. O novo porto deve superar o Porto de Santos, que suporta navios com calado de até 14,5 m.

Ele terá capacidade de receber navios que transportam 150 mil toneladas de carga, com calado de até 16,5 metros, permitindo uma operação de navios de grande porte que, atualmente, não operam de forma eficiente na costa brasileira.

“Vamos falar de solução. A Imetame está implantando um Porto em Aracruz dimensionado para atender as linhas de longo curso e ser um elo da logística do café capixaba e mineiro, além de outros segmentos produtivos que poderão utilizar o Porto”, afirmou Carvalho.

O Complexo Portuário irá atender os mais diversos setores produtivos, com terminais especializados em diferentes tipos de cargas, como contêineres, veículos, granéis sólidos, líquidos e gasosos e apoio para a exploração de petróleo no mar (offshore).

“O café é muito representativo no Espírito Santo, de grande relevância no agronegócio brasileiro, e merece uma solução para que sua produção tenha uma logística adequada e que suporte a projeção de crescimento do setor cafeeiro”, ressaltou.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas