PSA Peugeot Citroën apresenta novo motor EC5: Motor equipará o novo lançamento da marca, o Peugeot 308

A PSA Peugeot Citroën apresentou mundialmente no seu Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio, o novo motor EC5. Resultado do trabalho em conjunto das equipes dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo PSA na América Latina, França e China, este novo propulsor de 1,6 litro e 16 válvulas é o mais potente de sua categoria produzido no Brasil.

O motor EC5 começa a ser produzido desde já em Porto Real e fará parte do novo Peugeot 308, que será lançado no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2012. “Este projeto foi totalmente desenvolvido para atender às características do mercado brasileiro, com recursos avançados e foco na sustentabilidade. Ele é um fruto de nosso plano de investimentos de R$ 3,7 bilhões no Brasil entre 2010 e 2015”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

“O projeto privilegiou a adoção de soluções avançadas, ainda inexistentes ou pouco comuns em motores brasileiros, conseguindo um excelente equilíbrio entre potência, torque e economia”, explica François Sigot, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo América Latina da PSA Peugeot Citroën. Uma das suas principais novidades é o fato de ser o primeiro motor de larga produção a usar o sistema Flex Start, da Bosch.

A produção em larga escala do Flex Start também é um marco muito importante para a indústria automotiva brasileira, considerando que 90% dos carros fabricados são flexfuel. Para aplicação no motor EC5, a Bosch desenvolveu uma nova galeria de combustível, com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras), uma unidade de controle de aquecimento e o software de controle do sistema, tudo isso para garantir que a temperatura do combustível atinja valores ideais para uma partida segura mesmo em baixas condições climáticas e, ao mesmo tempo, oferecer um controle preciso da temperatura do combustível, evitando o aquecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *