Novo Audi A8 L Security é lançado na Europa

Versão de alta segurança do novo A8 pode ser encomendada no Brasil

A versão mais exclusiva da nova linha de modelos Audi A8 – o A8 L Security – foi lançada recentemente na Europa e pode ser encomendada no Brasil. O modelo super seguro do sedã de luxo atende ao mais alto nível de exigências aplicáveis a veículos civis.  O novo Audi A8 L Security, que conta com um conjunto de equipamentos complementares à blindagem, é oferecido com dois motores de alto nível, o 4.0 TFSI e o W12.

Ao desenvolver a linha A8, a Audi incluiu desde o início em seus planos a versão de alta segurança, resultando num conceito integral muito superior às soluções pós-fabricação.  As propriedades de deformação de todos os componentes-chave foram testadas para assegurar que o novo A8 L Security tenha um excelente comportamento em colisões que também procurasse minimizar o impacto em outros veículos.  Completo, com seu sistema quattro de tração integral permanente, ele continua a ser o sedã de luxo mais leve do segmento de alta segurança.                                      
                                                                                      
Sua base é uma carroceria de série feita de alumínio, de acordo com o princípio Audi Space Frame (ASF) na fábrica de Neckarsulm. O resultado é um peso cerca de 40 por cento menor do que uma carroceria equivalente feita de aço.  Os componentes específicos desta versão são fabricados a mão numa área de produção segura.  Trabalhadores especialmente treinados levam cerca de 450 horas para instalá-los, antes que a carroceria seja enviada de volta à fábrica para a montagem final.

A célula de ocupantes do sedã de alta segurança, que é integrada à carroceria como um elemento único, utiliza materiais extremamente fortes e altamente resistentes – aço de blindagem moldado a quente, tecido de aramida, cerâmica, uma liga especial de alumínio e vidro multilaminado.  Os materiais protetores se sobrepõe nas transições, para máxima segurança.
 
As saias laterais de alumínio incorporam maciços perfis a prova de balas que fornecem proteção aumentada contra armas explosivas, uma área em que os requisitos se tornaram consideravelmente mais rígidos nos últimos anos.  O assoalho blindado do veículo, feito de uma liga especial de alumínio, tem a mesma função.  O novo Audi A8 L Security pode suportar ataques com granadas de mão militares.  Mesmo uma carga explosiva, conforme especificada no programa de testes, não apresenta ameaça letal aos passageiros, conforme demonstrado em testes envolvendo “dummies” (manequins simulando passageiros).
 
Nas janelas das portas, para-brisa e janela traseira, a Audi utiliza vidros especiais com uma camada de policarbonato inibidora de estilhaçamento no interior.  Opcionalmente, são oferecidas janelas laterais eletromecânicas que se abrem quase totalmente.  Uma função específica segura a porta em qualquer posição desejada.
 
A caixa de comunicações no porta-malas do sedã de alta segurança é um de seus principais elementos.  Ela aloja as unidades de controle do veículo e os sistemas eletrônicos de comunicação, assim como uma bateria suplementar e elementos de componentes opcionais que aumentam ainda mais a proteção dos passageiros.  A caixa de comunicações altamente blindada tem portas de cerâmica relativamente leves e sua estrutura é feita de alumínio.  Proteções especiais para a bateria e tanque de combustível também podem ser fornecidas opcionalmente.
 
O equipamento de série do novo Audi A8 L Security também inclui um sistema que permite aos passageiros se comunicarem com o exterior do carro com as janelas fechadas. Ele compreende um alto-falante na grade dianteira, juntamente com microfones no interior e exterior do veículo.
 
A Audi pode fornecer uma ampla gama de opções para aumentar a proteção do A8 L Security.  Entre elas está o sistema de saída de emergência, uma tecnologia patenteada pela marca.  Se o passageiro pressionar um interruptor selado especial, ao mesmo tempo em que puxa uma das maçanetas internas, parafusos pirotécnicos nas dobradiças irão separar a porta da carroceria, permitindo que seja aberta com um leve empurrão.
 
Outro dispositivo é o sistema de extinção de incêndio, ativado por um botão ou por sensor de calor.  O agente extintor é levado por meio de tubos na parte inferior da carroceria, desde dois tanques colocados no porta-malas.  A substância é pulverizada dentro dos arcos das rodas, na parte inferior da carroceria e dentro do compartimento do motor.
 
O sistema de ar fresco opera com dois cartuchos pressurizados alojados na área protegida.  Ao apertar de um botão ele supre ar limpo para o interior por meio de aberturas – na maioria dos casos, por tempo suficiente para passar ou sair de uma zona de risco. O sistema gera pressão positiva dentro do carro, impedindo assim a infiltração de gases tóxicos.  Outra opção é a partida de segurança, um dispositivo que permite ao motorista ligar o motor remotamente por sinal de rádio.
 
Numerosas soluções adicionais complementam a oferta.  Elas incluem o destravamento seletivo das portas, um extrator de fumaça para o interior, sinalização LED para tráfego em comboios, porta-bandeira, luzes piscantes, sirene, preparação ou instalação de redes de rádio análógicas ou digitais para autoridades ou organizações, telefone de série, registrador de dados de acidentes, câmera traseira adicional e para-brisa aquecido, incluindo aquecimento parcial das janelas laterais.   A Audi também pode atender a pedidos especiais dos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *