Hoje nós vamos falar da Yasmin Elias de Souza Kumm, natural de Linhares, ela se mudou há alguns anos para Santa Maria de Jetibá e foi no município mais pomerano do ES que Yasmin fincou raízes e está construindo sua história.

Casada com Rodrigo, mãe de uma menina e aguardando a chegada de um novo herdeiro, Yasmin está ansiosa para saber se espera mais uma menina ou um menino para completar sua família. Quem vem por aí eles ainda não sabem, mas uma coisa é certa: ela terá muita história para contar aos seus filhos!

Tudo começou com o sonho de ter seu próprio negócio. E assim que se casou, incentivou o marido, mecânico automotivo, a sair do emprego e abrir uma oficina. E assim ele fez. À época, Yasmin era funcionária de um outro local e o marido começou trabalhando sozinho, apenas com a ajuda da irmã de Yasmin.

A oficina era pequena e nela permaneceram por dois anos. Algum tempo depois, Yasmin saiu do emprego e começou a trabalhar com o marido. Eles foram para um local maior, começaram a investir na oficina e até compraram um equipamento de alinhamento. A opção para conseguirem adquirir a máquina, foi pelo preço, mas infelizmente não deram sorte.

O aparelho chegou com defeito, seu marido não se adaptou e o que era para ser uma solução, virou um grande problema. O equipamento era financiado e como não estava gerando retorno, começaram as dificuldades financeiras.

Com o tempo a situação foi piorando, as parcelas estavam atrasadas e então ocorreu o que já esperavam: o financiador bateu à porta. Mas ao contrário do que imaginavam que iria acontecer, o motivo da procura não foi cobrança e sim, oferta de ajuda. Isso mesmo, o Sicoob Centro Serrano, diferente dos bancos, enviou um funcionário para entender o que estava ocorrendo.

Yasmin explicou toda a situação e poucos dias depois foi convidada pela Cooperativa a participar de um curso de gestão, planejamento e administração, oferecido em parceria com o Sebrae e o Sistema OCB/ES.
“Eu não sou formada em ensino superior, tenho até o médio. Meu esposo até a quarta série e ainda estamos aprendendo como administrar uma empresa. O curso me deu muitas ideias de como vender, como cobrar e tocar nosso negócio. Foram aproximadamente 2 meses de curso, que mudaram nosso negócio”, contou Yasmin.

Ela conta o curso oferecido pelo Sicoob abriu sua mente e ajudou muito em sua empresa. “A Cooperativa viu potencial em nós, renegociou nossa dívida e nos ajudou a alavancar nossa oficina novamente. Um banco comum não faz isso. Eles não lidam diretamente com a gente, não nos enxergam como pessoas e muito menos nos oferecem cursos ou qualquer tipo de aprendizado”, enfatizou.

Yasmin veste a camisa do Cooperativismo em todas as ocasiões! Sua filha Cecília, de seis anos, estuda na Escola Cooperação (Cooperativa Educacional) e além do Sicoob, já foi cooperada da Coope-Transerrana (Cooperativa de Transporte), e o relacionamento que criaram foi tão forte que hoje a Cooperativa é a maior cliente da oficina.

O Sicoob é na vida de Yasmin um grande parceiro, que estimula a crescer. Depois que a Cooperativa cruzou seu caminho, muita coisa que estava desorganizada, melhorou. Yasmin vendeu a crise na empresa e adquiriu bens como carro próprio para ela e para seu marido. E realizada, há exatamente três semanas entrou com o pé direito em sua casa própria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *