Há apenas dois anos no mercado da exportação, a Coopbac – Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré, localizada em São Mateus, norte do ES, foi destaque na Balança Comercial do primeiro quadrimestre de 2018, divulgada pelo MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

A Cooperativa alcançou posições de destaque. Confira:

– Dentre as 160 Cooperativas brasileiras que apareceram na tabela, a Coopbac está na 79ª posição;

– Dentre as 4 capixabas, a Cooperativa ocupa a 1ª posição;

– Já com relação ao total das 488 empresas capixabas do ranking, a Coopbac ficou com a 104ª posição;

– E dentre um total de 16.104 empresas do todo o país, a Coopbac alcançou o 3.745º lugar.

O presidente da Cooperativa, Sr. Erasmo Negris, conta que essa foi a primeira vez que entraram na pesquisa e hoje já são a maior cooperativa exportadora de pimenta-do-reino do país, ultrapassando a CAMTA – Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu. A iniciativa de participar do ranking foi visando o posicionamento da Cooperativa na condição de exportadora, para verificar como foi a evolução nestes 2 anos e 4 meses de ter se capacitado para a exportação.

“A COOPBAC vem executando com muito afinco seu planejamento estratégico, bem como atuando para cumprir sua meta de ser no Brasil uma cooperativa referência na exportação da pimenta-do-reino. Os trabalhos tiveram início em 2014 e as exportações começaram em 2016. O maior objetivo é de fornecer aos importadores, garantia de abastecimento e de qualidade dos produtos”, disse Erasmo.

Com 225 cooperados, a Cooperativa produziu em 2016, 300 toneladas e dobrou sua produção em 2017, para 600 toneladas. O presidente afirma que para conseguir isso, vem trabalhando em várias frentes que possibilitam ter controles desta qualidade, passando por processos que irão desencadear uma rastreabilidade da pimenta, certificação das propriedades dos cooperados, treinamento de colheita e pós-colheita, desenvolvimento de pesquisas em parcerias público-privadas e indicação geográfica da pimenta-do-reino.

“Em 2016 comercializamos 20% do share dos cooperados e em 2017 passamos para 40%. Resultado da nossa atuação firme diante da cadeia produtiva e a certeza de que estamos nos solidificando cada dia mais como exportadora desta especiaria”, afirmou.

A Cooperativa que produz além da pimenta do reino, café, coco e macadâmia; tem cooperados em São Mateus, Pedro Canario, Pinheiros, Jaguare, Colatina, Linhares, Nova Venecia, Boa Esperança; já exportou para países como México, Argentina, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Polônia, Holanda, Turquia, França, Argélia, Marrocos, Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes.

SOBRE A COOPBAC

Constituída em fevereiro de 2005, a COOPBAC presta serviços aos seus cooperados de armazenagem e comercialização de sua produção, além da revenda de insumos agrícolas utilizados na propriedade rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *