Um ano após a morte do Sr. Esthério Sebastião Colnago, grande líder do Cooperativismo Capixaba, relembramos seus grandes feitos para o setor

Por 11 anos na presidência do Sistema OCB/ES, Esthério batalhava pela inclusão dos jovens e mulheres, e em sua gestão auxiliou na criação dos 12 núcleos femininos, em 8 Cooperativas; e grupos de jovens das cooperativas capixabas. Durante o tempo em que esteve à frente do Sistema, formou sete turmas no Programa JovemCoop, em parceria com Cooperativas das regiões de Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, Venda Nova do Imigrante e Nova Venécia. Além de também ser o maior entusiasta na criação de grupos do CooperJovem.

Esthério defendia a sucessão familiar no campo e o desenvolvimento e criação de centrais agropecuárias para agregar valor e melhorar o potencial que nossas Cooperativas possuem. Era incentivador nato do conhecimento e do aprimoramento da gestão das Cooperativas, estando à frente da criação de diversos cursos e também da realização de intercâmbios para troca de experiências com cooperativas de outras cidades, estados e até países. Inclusive faleceu em uma dessas missões, levando o Cooperativismo Capixaba ao reconhecimento internacional.

O atual presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, lembrou que nesta semana completamos um ano de perda do grande líder que foi o Sr. Esthério Sebastião Colnago. “Para mim, de forma especial, é um momento de reflexão, sobre o que ele ensinou para que eu me tornasse o gestor que estou sendo ao longo desses 12 meses de sua ausência. E posso afirmar que muito do que acertei até o momento foi me espelhando na liderança do Esthério”, disse.

Para Dr. Pedro, não é fácil estar à frente de uma instituição tão representativa quanto o Sistema OCB/ES e mais difícil ainda é conseguir administrar e gerir os interesses de 123 Cooperativas, de ramos tão diferentes como os que representamos. “Mas aprendi com ele a lidar com cada Cooperativa de forma profissional, preocupado com seus interesses e angústias, sem me valer de seu tamanho ou participação econômica no Estado. Assim como o Cooperado dentro de sua Cooperativa é igual aos demais, dentro do Sistema OCB/ES, cada Cooperativa é única e tem a nossa representação de forma igualitária e leal. Esse é o grande legado do Sr. Esthério”, completou.

O Cooperativismo do ES tem orgulho ao lembrar do privilégio que foi conviver e aprender com o Sr. Esthério.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *